quinta-feira, 26 de maio de 2011

Eficiência ou eficácia


Eficiência ou eficácia? Tais conceitos estão intimamente ligados ao planejamento, que divide-se em três níveis: estratégico, tático e operacional. Esta ordem hierárquica reflete todo o processo de tomada de decisão. 
 
  • Estratégico:  traçamos os objetivos 
  • Tático: traçamos as metas 
  • Operacional: traçamos as ações a serem realizadas.


A eficácia está relacionada ao planejamento prévio, algo que ainda não ocorreu. Uma pessoa eficaz é aquela que faz aquilo que dever ser feito, que cumpre suas metas, que realiza o que foi proposto. Mas quando realiza e ainda consegue cumprir outra meta encima desta, está sendo também eficiente.

A eficiência diz respeito sobre o modo de fazer e está relacionada às ações a serem realizadas, definidas no nível operacional. É uma questão de custo-benefício, onde buscamos ter o mínimo de perdas ou desperdício; uma relação entre os resultados obtidos e os recursos empregados.

Se você consegue realizar uma tarefa no tempo previsto, você foi eficaz. Mas se além disso, ainda sobrou tempo para realizar outra tarefa ou mesmo para aproveitar o resto do dia e ir ao cinema, então você foi eficiente. Buscar ser uma pessoa eficaz e eficiente ao mesmo tempo, é conseguir melhor qualidade de vida, além de saborear o sucesso das conquistas. 
 
 
Related Posts with Thumbnails

Seguidores

Postagens populares