domingo, 20 de fevereiro de 2011

Aspectos psicológicos do aprendizado



INCONSCIENTE INCOMPETENTE:

Quando você não entende nada de um assunto, você é inconsciente incompetente. Você nem sabe o quanto não sabe do assunto. É a fase da ignorância.

CONSCIENTE INCOMPETENTE:

Quando você entende alguma coisa do assunto você é consciente incompetente. Você já sabe o quanto não conhece do assunto. Fase da confusão do aprendizado.

CONSCIENTE COMPETENTE:

Quando você aprende e sabe do assunto você é: consciente competente. Você sabe o quanto já sabe. É a fase da sabedoria.

INCONSCIENTE COMPETENTE:

Quando você já conhece e tem muita experiência do assunto você se torna inconsciente competente. Você já nem sabe o quanto você sabe.

PROCESSO DE APRENDER
  • Impacto - o assunto deve prender a sua atenção.
  • Repetição - conhecimento é competência de ação. Quando começa a ficar automático, significa que você aprendeu (apre-endeu - reteve).
  • Reforço - Se você sempre retornar ao que aprendeu, você sempre relembra e não esquece.
ASPECTO PSICOLÓGICO DO PENSAMENTO

Pensamento gera Sentimento
Sentimento gera comportamento
= Pensar > sentir > agir.


Se você espera um comportamento de uma pessoa, você deve criar perguntas, que gere sentimentos e que leve a pensamentos. Sentimento é um estado mental codificado por palavras. Quando você fala algo você ativa um estado mental do interlocutor. Pode-se modificar o estado mental de acordo com o que se diz para si e para os outros.

Um bom vendedor sabe que não vende um produto mas vende estados mentais. A aquisição das coisas é apenas um instrumento para se atingir um estado mental, que tem um significado das coisas para as pessoas, que produz uma sensação. Ou seja, o processo é lingüístico. Sabendo como o cérebro se comunica você pode intervir naquilo que você percebe.

PROCESSO DE COMUNICAÇÃO

Comunicação é uma arte e a PNL uma ferramenta capaz de tornar a comunicação eficaz, eficiente e efetiva, levando à conquista do sucesso pessoal, profissional, emocional e social. Para nos comunicarmos eficazmente com os outros, ou seja, para conseguir resultados, é necessário estabelecermos um relacionamento harmonioso, composto de comportamentos que revelem compreensão e respeito mútuo. Os comportamentos dependem de quatro fatores básicos:
  1. percepção
  2. valores
  3. crenças
  4. motivação

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