quinta-feira, 31 de março de 2011

Casamento: Bouquet da noiva



O casamento é um dia mágico e sua magia perpassa as mentes de várias mulheres sonhadoras. Estas sonham com seu príncipe, o vestido de princesa, a decoração, os convidados e amigos presentes e, dentre várias outras coisas, o bouquet de flores. Contudo, várias são as dúvidas da grande maioria sobre o estilo de bouquet a ser usado.

As cores mais usadas, depois do branco, são as tonalidades de laranja, lavanda e cor-de-rosa. Para noivas com personalidade marcante as flores vermelhas combinam perfeitamente. A escolha dependerá de fatores como o vestido, a decoração, o estilo da noiva e a sua estatura. Mas jamais utilize em um bouquet as mesmas flores da decoração e depois de definir o formato e o tipo das flores, você deve se preocupar com o conforto.



A maioria dos floristas recomenda cobrir o caule com um tecido de toque agradável e fácil de segurar, afinal, a noiva estará com o bouquet por várias horas. Esse tecido pode ser o mesmo utilizado no vestido ou, até mesmo, cetim ou algodão. É recomendável definir com a florista o horário da entrega, de preferência 2 horas antes da cerimônia a fim de que as flores sejam preservadas e que a própria noiva receba o bouquet, a fim de conferir se o mesmo corresponde ao que foi encomendado.




Ao segurar o bouquet, procure encostar o antebraço na lateral da cintura e dessa forma, você estará segurando-o na altura adequada. Durante a cerimônia, o bouquet pode pousar na lateral do altar e entregar para que a mãe da noiva ou madrinha o segure. Se quer ter um toque de sofisticação, coloque no bouquet a flor que adornará a lapela do seu noivo. Ao chegar ao altar, retire a flor e coloque no fraque do seu futuro marido.

  • A noiva clássica opta por flores de cores claras e sossegadas como amarelo, branco, azul claro e violeta. O formato dá a sensação de volume e comunica a idéia de domínio próprio. Cores muito vivas não são aconselhadas.
  • A noiva moderna opta por combinações de flores pequenas com algumas folhas, criando transparências e contrastes. Também pode incluir acessórios que estão na moda, por exemplo, arames de cor, cristais, pompons, etc. Cores claras e luminosas são as mais indicadas.
  • A noiva juvenil pede flores de primavera, bouquets em formas arredondadas e caídas. Opte por ramos minimalistas e cores em contrastes que fiquem evidentes.
  • A noiva com caráter pode optar por formatos variados e flores com vários contrastes. O uso de folhagem e cores fortes também é uma opção.
  • Bouquets redondos: apesar de combinar com qualquer vestido, este tipo de bouquet é muito recomendado para noivas cujos vestidos são curtos, informais ou ainda para vestidos sem cauda.
  • Bouquets em cascata: ideal para noivas muito altas e para vestidos com cauda.
  • Bouquets minimalistas: este tipo de bouquet dá mais ostentação aos verdes do que às flores. É próprio para vestidos modernos.
Em geral na escolha do Bouquet leva-se em consideração a estação do ano:
  • Primavera: Flores em tons pastel.
  • Verão: As flores se apresentam em cores mais vivas.
  • Outono: Predominam flores em tons castanhos e alaranjados.
  • Inverno: Pode abusar dos vermelhos intensos, brancos e verdes.
Significado das flores
  • Camélia: honestidade, excelência
  • For de Ervilha: prazer
  • Frésia: calma
  • Gardênia: graciosidade
  • Gerebera: pureza
  • Girassol: poder
  • Gladíolo: Graça
  • Jarro: beleza incomparável
  • Lírio: pureza
  • Margarida: inocência
  • Orquídea: perfeição e fecundidade
  • Ranúnculo: charme
  • Rosa branca: pureza
  • Rosa cor-de-rosa: beleza
  • Rosa vermelha: paixão
  • Tulipa: amor

Casamento: cerimônia



O casamento é a instituição importante e com isso o sonho, principalmente das mulheres, é um dia entrar na igreja para essa tão maravilhosa celebração. Mesmo que a atualidade venha quebrando padrões tradicionais e algumas novidades estão surgindo, a maioria das noivas sustenta seu sonho. Contratar um cerimonial, com regras e dicas facilitam em muito a situação dos noivos e dispensa quebrar a cabeça tentando criar soluções adequadas. Quando existe a orientação e supervisão, muitas respostas prontas podem vir para os noivos.

O cortejo de entrada deve obedecer à ordem de precedência, ou seja, todas as mulheres devem estar à esquerda do homem, exceto a noiva, que entra à direita de seu pai. De frente para o altar:
  • no lado esquerdo do templo, ficam os pais, padrinhos e convidados da noiva.
  • no lado direito do templo, ficam os pais, padrinhos e convidados do noivo.
O lado direito é um prolongamento do altar e o ponto mais alto em razão da precedência. Os bancos à frente e à esquerda de quem entra, são destinados às precedências mais altas, autoridades e convidados de honra.



Entrada dos Padrinhos

  • Os primeiros a entrar durante o cortejo de entrada são os casais de padrinhos. Entra um casal de padrinhos do noivo, depois um casal de padrinhos da noiva, e assim successivamente até que todos os casais de padrinhos tenham entrado. A sugestão é manter uma distância para a entrada dos casais, de forma somente depois de percorrido 1/4 do caminho total até o altar, entra outro casal. Os casais de padrinhos entram de braços dados, com a mulher à esquerda do homem. De frente para o altar, os padrinhos se posicionam: os da noiva na esquerda e os do noivo à direita do altar. É de bom senso não convidar muitos padrinhos.
Entrada da mãe da noiva e do pai do noivo
  • Após a entrada do último casal de padrinhos, espera-se o corredor estar livre e então entram a mãe da noiva com o pai do noivo. A mãe da noiva entra à esquerda do pai do noivo. Chegando à frente, a mãe da noiva aguarda à esquerda do altar e o pai do noivo aguarda à direita do altar.
Entrada do noivo e sua mãe
  • Aguarda-se até que o corredor esteja livre. O noivo entra com sua mãe do seu lado esquerdo. Chegando à frente do altar, a mãe do noivo se posiciona junto ao marido à direita do altar.


Entrada das Damas e Pajens
  • As daminhas e pajens podem entrar antes da noiva ou juntos com ela à sua frente. Muitos preferem que as daminhas e pajens entrem antes ao som de uma música mais suave ao invés de entrarem à frente da noiva ao som da marcha nupcial. Esses devem se posicionar aos pares, o primeiro par vai para a direita, o segundo à esquerda e assim sucessivamente.



Entrada da noiva e seu pai

  • Após esse cortejo, as portas da igreja se fecham para que a noiva se posicione para a sua entrada. Ao serem abertas novamente, entra a noiva junto com seu pai. Como a noiva é a presença mais importante do casamento, pela ordem de precedência ela entra à direita do seu pai. No entanto, qualquer um dos lados é aceito. Ao encontrar o noivo, a noiva passa para o lado esquerdo do noivo, que a conduz ao altar.
Horário do casamento
  • Apesar da tradição de que a noiva deva se atrasar, pessoas bem educadas tem consciência de que o celebrante, seus convidados e familiares estarão atendendo ao convite para a cerimônia do seu casamento. Isso torna a noiva uma anfitriã, e pelas regras de etiqueta, o atraso denota desconsideração com os outros.
  • O cerimonial ou recepcionistas devem orientar e acomodar os convidados, de forma de que a entrada do local da celebração esteja desobstruída pelo menos, 10 minutos antes da entrada da noiva. Em algumas igrejas há inclusive multas para as noivas que se atrasam.
Saída do altar
  • Na saída, os noivos se viram de frente para a saída; a noiva toma o braço direito do noivo e são seguidos pelas damas, pais e padrinhos. Todas as mulheres tomam o braço direito de seus acompanhantes nesse cortejo de saída. É delicado oferecer uma flor do buquê à mãe e à sogra.
Cumprimentos
  • Para os cumprimentos, os noivos se colocam no centro, tendo os pais da noiva ao seu lado e os pais do noivo ao seu lado, na mesma ordem que sairam da igreja. Caso desejem, os noivos também podem acrescentar os avós de ambos nos cumprimentos.
  • Os cumprimentos aos noivos e aos pais devem ser breves evitando-se saudações demoradas que atrasam a fila de cumprimentos e cansam aos noivos e à sua família.
  • Na atualidade, quando há recepção, dispensa-se a fila de cumprimentos que serão dados quando os noivos chegarem ao salão da recepção e circularão pelo salão junto com os pais para cumprimentar os convidados. Mesmo assim, os cumprimentos devem ser breves, de forma que os noivos possam aproveitar a festa.
Livro de Cerimônia
  • O Livro da Cerimônia é um registro permanente de todos que estiveram presentes na celebração. Colocado em uma mesa, do princípio ao fim da celebração num ponto em destaque, permite que os convidados expressem suas mensagens e felicitações aos noivos. Os pagens e damas se posicionam ao lado do livro para auxiliar aos convidados.
Com quem entrar na igreja

Entrada da noiva com o pai e com a mãe

  • Em geral a noiva entra na igreja acompanhada pelo pai. No entanto, o casamento é uma celebração especial e os noivos podem e devem fazê-la de uma forma que lhes traga satisfação. Quando a noiva quer entrar no tempo acompanhada tanto do pai quanto da mãe, isso é possível, desde que o corredor da igreja seja largo para evitar um andar descompassado e apertado.
Entrada dos noivos com parentes ou amigos
  • A vida tem muitas intercorrências e não é raro filhos de pais separados ou que um dos pais tenham falecido, terem dúvidas do procedimento quanto aos preparativos de casamento. Para aqueles que são filhos de pais separados ou falecidos, todos os de seu meio social, amigos, parentes e colegas, sabem dessa dificuldade e são solidários. Por isso, na ausência do pai, a noiva pode entrar com um irmão, avô ou tio mais próximo; é estar com alguém que tem importância afetiva na vida da noiva e com certeza a pessoa convidada se sentirá honrada com isso.
  • O mesmo acontece com o noivo, na ausência da mãe ele pode entrar com uma irmã, tia, avó, ou mesmo uma amiga que tenha significado afetivo para ele.
  • Também há a opção da noiva entrar sozinha, como também do noivo entrar sozinho e isso é aceito pelos convidados.
Entrada da noiva com a mãe
  • No caso da noiva ter sido criada apenas pela mãe e desejar entrar na igreja acompanhada por ela, estará prestando homenagem à pessoa que tanto fêz por sua vida. Isso é possível e todos seus amigos se emocionarão com esse detalhe fundamental. Ela pode ir até a metade do corredor central e o noivo vir a encontrá-la.
  • Após cumprimentar a sogra, o noivo conduz a noiva até o altar. Porém, nesse caso, deve-se evitar o constrangimento do pai perante os convidados, se ele estiver presente. Uma cerimônia religiosa não deve ter objetivo de vingança do passado. O pai, estando presente, pode ser convidado a estar no banco da frente.
Pais separados
  • A situação parece ser mais complicada quando há separação dos pais que não se dão bem. O casamento deve ser um momento onde mesmo que os pais não tenham mais vínculos matrimoniais, devem estar ligados pelo elo ainda presente: o filho ou filha. Por conta disso, pelo menos o cortejo do casamento deve acontecer com a participação dos pais, como unidade familiar e em função do filho.
  • Ainda que tenham constituído nova família, em respeito aos noivos, este casal se une novamente. Brigas e desentendimentos devem ser esquecidos e o amor que une os noivos serve como base de perdão para o dia mais feliz da vida dos noivos. Porém há casos em que isso não é possível. Para se evitar indisposição entre os pais, sugere-se que os pais após entrarem na igreja, fiquem sentados nos bancos da frente separados.
Padrastros/Madrastas
  • Padrastos que insistem em acompanhar a mãe da noiva ou do noivo, só devem permanecer no altar se os noivos concordarem e mesmo assim, se o pai ou a mãe natural não estiver presente. Algumas religiões são contra o divórcio e não permitem o acompanhamento do padastro ou madrasta no altar.
  • Quando um dos noivos tem o pai natural ausente e foi criado pelo padrasto, são os noivos que devem decidir ainda que o cerimonial recomende outras regras. Se a noiva, não teve a figura do pai presente em sua vida, não deve no dia de seu casamento se sentir obrigada a homenageá-lo. E se ela tem uma outra figura que fez o papel de pai em sua vida, a vontade da noiva prevalece.
  • O mesmo ocorre com o noivo em relação à sua mãe.
  • Quando os pais são divorciados e ambos já tem outro relacionamento, prevalece a vontade dos noivos, porém deve-se evitar situações constrangedoras. Tudo depende da maturidade e compreensão dos pais e seus respectivos companheiros.
  • Se os pais naturais estão presentes, seus novos companheiros não devem estar presente no altar e devem permanecer junto aos demais convidados.
  • Em geral, o pai da noiva entra com a noiva; a mãe do noivo, entra com o noivo. Caso os novos companheiros do pai e da mãe insistam em entrar no cortejo, o padrastro e a madrastra podem entrar juntos e depois os casais se juntam. Mas se houver oposição e para evitar desentendimentos, os noivos podem entrar sozinhos e os casais entram logo depois. Importante é a vontade dos noivos, quem ama apoiará a decisão.

Vestido de noiva colorido



Muitas mulheres sonham em casar e entram em êxtase só de pensar na festa e no vestido que usarão nesse dia tão especial. As mulheres mais tradicionais optam sempre pelo branco, que é a cor convencional dos casamentos. No entanto, é cada vez maior o número de noivas que buscam cores alternativas, que vão dos tons pastéis às nuances mais vivas e alegres.

Tradicionalmente os vestidos de noiva são brancos, porque simbolizam a pureza, associada diretamente à virgindade, que era essencial em tempos passados mas não eram uma norma até que a rainha Victória casou usando um vestido branco no século 19. No entanto, com o passar das décadas e as mudanças que a estrutura da sociedade sofreu, esse significado foi perdendo a importância, apesar do branco ainda ser a cor oficial da maioria das noivas.


As mulheres do mundo moderno já não são tão apegadas às tradições. Elas preferem seguir seu próprio caminho, sem se preocupar tanto com a influência das outras pessoas. Elas querem se manter por mérito próprio e preferem lançar as novas tendências do século 21; os vestidos de noiva coloridos estão se tornando moda.





No exterior, muitas noivas estão escolhendo vestidos coloridos de acordo com a estação.
  • As que se casam na primavera preferem os rosas pálidos, lilás, azul e roxo em tons pastéis.
  • As que casam no verão optam pelas mesmas cores, mas em nuances mais intensas.
  • Para os casamentos no outono, as noivas estrangeiras escolhem o amarelo, dourado e até mesmo matizes de laranja.
  • É no inverno que elas fazem as escolhas mais ousadas: vermelhos intensos, azuis e até mesmo vestidos brancos com detalhes em preto.
Mas é claro que não é necessário seguir as cores que combinam com a estação; a noiva deve buscar a cor que goste e que faça com que se sinta confortável. Algumas noivas preferem não arriscar em vestidos totalmente coloridos. Muitas delas escolhem o tradicional branco com detalhes em outras cores, como uma faixa, uma aplicação ou um bordado. Esses contrastes acrescentam um toque de cor interessante, enquanto ainda permitem que noiva siga as tradições.



Se a noiva quer cor, mas não quer ser tão óbvia a respeito disso, os tons mais pálidos são o caminho a seguir.
Vestidos em tons pastéis, como os rosas suaves ou azuis bem claros, acrescentam cor sem partirem para os extremos; uma opção a considerar para aquelas que não querem ousar demais. Se a noiva for moderna, do tipo que não segue os padrões, os vestidos coloridos, em nuances vivas se encaixam perfeitamente, desde que o modelo combine com o tom escolhido.

Provavelmente, uma mãe que sonhou em ver sua filha chegando ao altar em um belo vestido branco não aprovará uma noiva em um vestido colorido; é possível que algumas noivas recebam algum tipo de crítica. Quem quer inovar não pode se apegar às criticas dos conservadores. Vestidos de noiva coloridos são cheios de personalidade e uma tendência internacional, recomendada por estilistas consagrados.

terça-feira, 29 de março de 2011

Casamento: o vestido de noiva



Existem milhares de modelos de vestido de noiva e atualmente inúmeras cores. Escolher o vestido é ter uma clara visão do tema do casamento e deixar claro qual é o seu orçamento. Isso evita que um ateliê ou costureiro lhe ofereça algo acima de suas possibilidades ou abaixo de suas condições.

Uma das primeiras providências é ver revistas especializadas e escolher vários tipos. Se puder, leve a revista ao costureiro para que ele tenha noção do que você deseja. As boas lojas mostram diversas opções, apresentam sugestões e sempre tentarão se aproximar do que você sonha.
Tenha em mente que o tipo de tecido e modelo deve estar de acordo com a temperatura da época.

Épocas mais quentes exijem tecidos mais leves e vestidos mais decotados, de preferência sem mangas. Épocas mais frias devem prever tecidos mais encorpados e mangas no vestido. Ideal é não sentir tanto calor que a faça sentir-se mal, ou estar em um vestido que lhe deixe completamente congelada durante a cerimônia.

Quando você for experimentar seu vestido de noiva, leve alguém de confiança em cuja opinião você possa confiar. Essa pessoa será sincera com você dando sugestões e apontando o que realmente não esteja de acordo, além do apoio moral. O pedido do vestido deve ser feito com muita antecedência, de forma que possa fazer pelo menos três provas e se tenha tempo hábil para os ajustes. A última prova deve ser poucas semanas do casamento.

A loja deve guardar o vestido até alguns dias antes do casamento. Eles são equipados e saberão a melhor maneira de guardar seu vestido para que ele não fique amarrotado. Compartilhe esses detalhes do vestido com uma pessoa de sua confiança que possa ajudá-la. Às vezes pequenas emergências surgem bem antes do casamento começar. Sua madrinha deve conhecer seu vestido de forma que ela seja capaz de fazer pequenas alterações.


No dia do seu casamento tudo é apressado e a noiva deve estar pronta pelo menos duas horas antes da cerimônia. Se houver planejamento de fotos antes do casamento, esse tempo deverá ser aumentado. As últimas horas que antecedem a cerimônia são bastante estressantes, por isso não crie mais stress se atrasando. Use seu tempo com dinamismo e tranquilidade, de modo a aproveitar e apreciar seu grande dia e a companhia daqueles que estão a sua volta.


Toda noiva deve ter um kit para emergências com material de costura, maquiagem extra, meia-calça extra e um pedaço do tecido do vestido. Os sapatos da cerimônia devem ser leves e confortáveis, e só devem ser calçados no momento da saída para a igreja. Mesmo não havendo recepção, você ficará muito tempo de pé antes, durante e depois da cerimômia, e seus pés lhe serão eternamente gratos.



Recepção de casamento



São os noivos que definem o estilo da festa, as músicas, o ambiente, a opção do cardápio, se será almoço, jantar ou coquetel. Naturalmente eles irão desejar um ambiente festivo e agradável, mas sobretudo deve ser proporcional para acomodar o número de convidados. A recepção dos convidados pode ser feita por um cerimonial ou recepcionistas, que irão preparar o ambiente com uma música suave até que todos tenham se acomodado.

Atualmente, tem se tornado cada vez mais comum a realização do casamento religioso no mesmo local da festa. Sem perder o caráter religioso e a emoção da entrada dos noivos, as vantagens são inúmeras que vão desde melhor comodidade para os noivos, convidados e prestadores de serviços que não precisam se locomover da igreja até o salão, mas também reduz muito os custos. Nesse caso, basta montar no local um altar decorado que deve ser retirado após a celebração. 

Os noivos são os últimos a entrar no salão e devem ser recebidos com uma música especial, pré-escolhida. No decorrer
da festa, o músico ou orquestra seguirá o repertório escolhido, evitando extravagâncias e respeitando o requinte do evento. Após o corte do bolo pelos noivos, deve ser executada a valsa dos noivos. A partir desse momento, a música estará mais voltada para aqueles que queiram dançar e o estilo deve ser mantido.

  • O casamento pela manhã é informal, portanto não exige muito luxo. O horário dispensa o uso de brilhos e joias, permite vestidos curtos e uso de chapéus. O cardápio ideal é oferecer um brunch, que inclui os itens de café da manhã com tortas, salgados e frios. Sendo próximo do meio dia, exige um almoço.
  • O casamento à tarde é considerado informal. Pode-se usar um pouco de brilho nas roupas de forma bem discreta. O cardápio pode ser um chá com pães e frios, um coquetel simples ou um coquetel seguido de salada e um prato quente. Sendo numa área campestre, permite um churrasco.
  • O casamento à noite pede mais requinte e sofisticação. Pode-se usar o brilho, joias e pede tecidos nobres. O cardápio pode ser um cocktail ou um jantar.
Cardápio

É importante ao utilizar os serviços de um Buffet, escolher um cardápio diversificado de acordo com o horário e o tempo
de duração do evento. Quanto maior a duração, maior será a quantidade de comida e bebida. O usual é um coquetel servido de salgadinhos assados, folhados, fritos e frios, com um prato quente. Recepções com muitas pessoas jovens e realizadas à noite, em geral tem maior consumo de bebidas.

A mesa de doces, com bolo e bombons valoriza o evento.
Em geral é montada após a finalização do jantar. Pode-se montar com antecedência apenas a mesa com o bolo e servir os doces e bombons após o almoço, jantar e ao final do evento.

Contratação de buffet

O Buffet deve ser contratado por escrito discriminando as obrigações de ambas as partes e detalhando o tipo e quantidade de comida e bebida, bem como marca de bebidas, acessórios necessários, número de garçons, cozinheiras e auxiliares. O tipo de comida a ser servida e a quantidade de convidados, determina o número de profissionais necessários. Quanto mais sofisticado, mais elaborado o cardápio e maior quantidade de convidados, será relativamente maior o número de profissionais a serem contratados o que onera muito o serviço do buffet.

Local da recepção

O local da recepção além de confortável e elegante deve ter boa ventilação, copa e cozinha, local apropriado e
facilidade de estacionamento e principalmente que tenha capacidade para abrigar todos os convidados além de banheiros em número suficiente para a quantidade de convidados. Em geral calcula-se o mínimo de 1 banheiro para cada 60 pessoas, que devem estar em boas condições e uso.

É importante determinar o horário de início e final da festa, além de incluir a disponibilidade para montagem e
desmontagem do salão. Também deve-se verificar tomadas, lâmpadas, voltagem, saída de emergência e eliminar qualquer situação que represente algum risco de acidentes. O responsável pelo som deve ser apresentado ao responsável pelo local, assim eles podem chegar a um entendimento, sem interferência dos noivos. Selecionadas as músicas, é recomendável discutir também sobre o volume permitido no local. 

Nem todos os locais tem disponíveis mesas e cadeiras, nesse caso, deve-se alugar mesas e cadeiras e confirmar o horário
de entrega e retirada do mobiliário. O salão de festas deve ter capacidade suficiente para a quantidade de mesas, área de circulação e pista de dança. Em geral uma mesa de 1.40 de diâmetro acomoda 10 cadeiras, sendo necessário acrescentar 1 metro entre as mesas. Não sendo possível mesa e cadeira para todos os convidados, o local deve ter pufs e recamiers para atender os excedentes da mesa ou cadeiras avulsas. Os noivos e seus pais, convidados de honra, padrinhos, integrantes do som ou banda, pessoal de filmagem, fotos e cerimonial, devem ter mesas previamente reservadas.

Decoração

A decoração deve privilegiar a harmonia com o local. O arranjo do centro da mesa não deve atrapalhar a visão e a
comunicação entre os convidados. Se houver um tema ou cores escolhidas, todos os preparativos, como as cores das toalhas, arranjos, pufs, sofás e recamiers, devem recair sobre a cor e temas escolhidos.

Ao contratar qualquer serviço é importante que se faça um contrato por escrito, detalhando todo o serviço contratado. Alguns salões oferecem o serviço de buffet, em outros é necessário contratar à parte. Nesse caso, os responsáveis pelo local e pelo buffet devem interagir de forma a trabalharem juntos. Deve-se esclarecer previamente quem será responsável pela limpeza do local e pelo mobiliário, antes e depois da recepção, bem como será feita essa limpeza. 



terça-feira, 22 de março de 2011

Assessoria de imprensa nos eventos



Quem organiza um evento basicamente está assumindo a assessoria de imprensa de quem representa, pois é você que está transmitindo uma mensagem. Qualquer evento tem um motivo, e esse motivo é sempre uma mensagem. Por isso é importante manter distanciamento jornalistico, sabendo filtrar o que é de interesse público, dando enfoque à empresa ou à pessoa que o contratou, de forma a torná-la uma boa noticia.

Bons contatos e livre transito em jornais e outros veículos de comunicação é essencial, mas se está realizando um evento
que reúne celebridades políticas ou artísticas, inteire-se antes se tal pessoa permite que divulgue sua presença. E mesmo assim, nunca mencione horário de chegada de tal pessoa e outros detalhes pessoais. Há muitas maneiras de dar resposta a uma pergunta indiscreta; vale até um simpático sorriso. Ética nunca é demais.

Produtores de eventos devem ter sensibilidade para detectar oportunidades, habilidade para negar informação à
imprensa, ser criativo para gerar notícias, firmeza e independência para defender pontos de vista e capacidade de conciliar interesses. Também não deve ser demorado para as notícias, porque perde a ênfase e o timing da noticia. Em tudo, o que conta é conhecimento e talento para angariar simpatia.

Outra característica essencial é manter sangue frio nos momentos de crise e ter agilidade para driblar entraves
burocráticos. Caso aconteça algo imprevisto, nunca diga que não tem nada a declarar, pois isso transmite antipatia. Também não é recomendável dizer qualquer coisa em "Off" e nem falar mal de outros jornalistas; isso se traduz em infidelidade com os outros.

terça-feira, 15 de março de 2011

Slow Food: a pressa é inimiga da perfeição




Cazuza já dizia na canção: "o tempo não pára..." uma espécie de apologia à urgência de viver, fazer tudo que for possível numa luta constante contra o tempo. Estamos vivendo na era da velocidade, onde o tempo parece escorrer pelas nossas mãos e, indignados, corremos mais querendo ultrapassá-lo.

Hoje existem produtos químicos que aceleram a germinação, a maturação e consequentemente aceleram a finalização. A velocidade se tornou um novo paradigma, um padrão de comportamento para quem quer obter sucesso, estar integrado, fazer parte do sistema, concorrer no mercado e ser aceito e aplaudido. No entanto, podemos ser simplesmente sugados pelo sistema e acabarmos sendo consumidos velozmente, sem nos darmos conta de que podemos fazer mais, porém administrando o tempo com lucidez e planejamento.

É preciso tempo para tudo: para nascer, para germinar, para dar frutos, para morrer. Ser veloz não é a mesma coisa que ter pressa. Fazer as coisas rapidamente não é o mesmo que terminar no menor tempo. Sair na frente não garante chegar em primeiro lugar; há uma certa dose de relatividade. Quando fazemos as coisas com calma, colocamos mais atenção ao momento presente e erramos menos. Quando abandonamos o "Fast Food" estamos optando pelo "Slow Food", e não se trata de comida, se trata de estilo de vida.

A maioria das pessoas no mundo estão sempre apressadas vivendo no estilo "Fast Food", um jeito urbano da modernidade em que um sanduiche é comido com muita urgência encostado de pé em um balcão na hora do almoço, esquecendo-se dos prazeres do "Slow Food": sentar-se à mesa, comer e beber devagar, dando-se o tempo para saborear a comida. É transformar a refeição em um momento de encontro e comunhão com a paz e com o prazer, sem pressa, com muita qualidade e satisfação. Essa é a idéia. Trata-se do contraponto ao espírito do Fast food e o que ele representa como estilo de vida moderno.

A idéia de respeitar o tempo de comer, valorizando a arte da culinária, o convívio familiar e melhorar a saúde, amplia sua ação para muito além da borda da mesa de jantar. Tem tudo para virar filosofia de vida, pois comer não é mais do que uma das múltiplas atividades a que o homem se submete em sua rotina diária, entre tantas outras.




O "Slow Food" pode servir de base para um movimento maior, inicialmente chamado "Slow Europe". Sua idéia é questionar a pressa do mundo, a angústia das pessoas, a loucura generalizada na sociedade imposta pela globalização, pela competitividade crescente e pela velocidade da informação proporcionada pela Internet.

O engenheiro americano Frederick Taylor, no início do século 20, criou as bases da administração moderna, procurando otimizar o trabalho dos operários em uma fábrica. Para isso, estabeleceu uma relação matemática entre a produção que eles conseguiam e o volume de recursos utilizados na produção.

Taylor considerou o tempo como o mais importante entre todos os recursos. A partir de então se estabeleceu a cultura do século que se iniciava: fazer mais, em menos tempo. Porém fazer as coisas em menos tempo não significa fazer mais rápido, significa fazer com mais qualidade. A má interpretação de sua idéia acabou por criar um caos comportamental que se refletiu em pessoas apressadas, neuróticas e infelizes. "Pense antes de fazer, planeje seu trabalho, organize-se e só então faça", dizia ele.

Correr como baratas tontas diante da necessidade de fazer mais com menos, é bem diferente do que planejar, preparar, aprimorar a técnica e só então fazer; rápido mas sem pressa, saboreando cada momento como único, que de fato é. Não se pode lutar contra o tempo. Ele é poderoso e sempre ganha a batalha.

A idéia não é de luta mas de aliança, porque se você gasta um pouco mais de tempo para fazer bem feito, você economiza o tempo que gastaria refazendo ou corrigindo defeitos e erros. A velocidade é precisa, a pressa é imprudente. Quando o poeta Fernando Pessoa disse "navegar é preciso, viver não é preciso", ele se referia à precisão, ao detalhe, ao cálculo, ao planejamento, necessários à navegação e não ao verbo precisar, sinônimo de necessitar.

Ter uma atitude sem pressa significa colocar mais atenção no que se faz, dedicando tempo para os valores que a rapidez do mundo moderno relega a um plano secundário: a família, os amigos, o lazer, a cultura, o tempo livre para simplesmente viver. É uma volta à valorização da casa, do bairro, da cidade, dos ambientes conhecidos, presentes, palpáveis, em oposição ao mundo globalizado, distante, anônimo, abstrato, frio.

O acesso aos valores essenciais à felicidade do ser humano, como a convivência, a fé, a esperança, a serenidade, os prazeres do cotidiano, torna-se mais fácil através de uma atitude sem pressa. O resultado é um profissional menos estressado e neurótico, mais leve, mais feliz e, por isso mesmo, mais produtivo.

A sabedoria popular cunhou outros ditados para falar da importância de se reduzir a velocidade: "devagar se vai ao longe"; "o apressado come cru" são alguns deles. Quer um bom resultado, com segurança e rápido? Então faça devagar, não se afobe, pense antes de agir, faça uma coisa de cada vez.

Lembre-se: velocidade é diferente de pressa. Ser veloz é adequar-se às condições. O veloz chega antes, o apressado se cansa pelo caminho. O carro não pode ir mais rápido do que as condições que a estrada permite. A boca não pode falar com a velocidade do pensamento. Chronos é o deus do tempo medido, do cronômetro, do relógio, do calendário, das ações repetitivas. Mas é Kairós quem governa o tempo vivido, aproveitado, saboreado, sentido, bem utilizado.

O imperador romano Octavius Augustus, que viveu no início da era cristã, ao observar as trapalhadas de seus oficiais que, por medo ou vontade de agradar, saíam correndo para atender suas ordens, incorporou o hábito de recomendar sempre: "Festina lente". Sábio conselho, que significa: "apressa-te devagar". Em outras palavras, faça rápido mas com cuidado...



sábado, 5 de março de 2011

Saber ouvir



Ouvir é a mais crítica das habilidades de comunicação. Em mais de 50% de nosso tempo durante nossa vida estamos na situação de ouvintes. Os humanos ouvem antes de falar, falam antes de ler e leem antes de escrever. Somos quase todos ensinados a ler e escrever, e alguns como falar bem, mas poucos aprendem como podem se tornar bons ouvintes. Esta é a mais negligenciada das habilidades de comunicação.

Ouvir efetivamente é escutar com atenção e entender o que os outros falam através de ideias e sentimentos, como isso
pode ser aplicado, memorizando para posterior uso ou avaliação. Qualquer pessoa pode desenvolver suas habilidades de bom ouvinte, e o primeiro passo é livrar-se dos maus hábitos de ouvinte.

Os ouvintes ineficazes e desatentos estão enquadrados em uma ou mais de uma forma:

  • O enganador é aquele que emite sinais externos, balança a cabeça concordando e ocasionalmente murmura: hum... hum... no entanto, sua mente está vagando longe e ele nem sabe dizer o que ouviu.
  • O apressado não deixa o outro terminar sua fala, não faz perguntas e nem procura mais informações. Está sempre muito ansioso para falar e mostra pouco respeito pelos outros.
  • O intelectual está sempre tentando interpretar e julgando prematuramente as palavras dos outros. Raramente presta atenção nas emoções que vem por trás das palavras.
  • O egocêntrico usa as palavras que ouve como um meio para falar de si; se apossa do tema da conversa e muda o foco para suas opiniões, histórias ou fatos.
  • O argumentador escuta o suficiente para usar as palavras dos outros contra eles; quer sempre provar que os outros estão errados e acabam provocando discussões até que os outros mudem de ponto de vista, mesmo sem nenhuma necessidade.
  • O conselheiro interfere na conversa e não permite que os outros possam articular seus pensamentos e sentimentos, não ajuda os outros e ainda tenta depreciar os outros.
A chave para nos tornarmos bons ouvintes é assumir um comportamento ativo, saindo da passividade. Uma pessoa com bons hábitos de ouvinte se concentra em quem está falando; avalia seus significados e responde efetivamente. A pessoa motiva a si mesma mantendo uma atitude positiva, certa de que tudo o que se ouve tem sempre algo que ensina. Busca aprender com as boas ideias e informações dos outros, com as criticas e comentários, porque sabe que sempre são valiosos.

Nunca devemos julgar pela aparência; mostrar respeito é aceitar as diferenças. Quando nos concentramos no conteúdo
da mensagem e não desviamos nossa atenção por falhas irrelevantes, por exemplo, quando o outro pronuncia uma palavra errada, conseguimos compreender com mais facilidade. Ao ouvir ideias diferentes, evitando reações apressadas e defesa de seus pontos de vista, podemos aguardar enquanto o outro complete seu raciocinio e assim compreender integralmente o ponto de vista.

Uma mente aberta, respeita o direito dos outros de pensar diferente.
Focalizar e identifiquar as macro ideias da mensagem e não se prender apenas em uma única palavra, é a chance de procurar os conceitos nos quais se fundamenta o outro, e serve para facilitar a compreensão da mensagem. Por isso, devemos anotar apenas as ideias e pensamentos mais relevantes.

Resistir às distrações e adotar comportamento ativo, mantendo a contato visual e expressões faciais discretas para
concordar ou discordar, permite, no momento oportuno, fazer comentários ou pedir esclarecimentos. Assim devemos resumir mentalmente o que ouvimos, sem deixar que os nossos pensamentos interfiram. Muitas vezes quando os outros falam uma coisa e entendemos outra coisa, é porque efetivamente não ouvimos; enquanto o outro estava falando, nós estávamos perdidos nos nossos pensamentos...

terça-feira, 1 de março de 2011

Divulgação de eventos



O press-release ou release é o comunicado para a imprensa do seu evento. Para que seja publicado e torne seu evento uma notícia, é necessário muita atenção ao Lead. Tenha em mente que o Lead é o principal argumento da sua mensagem.

Quando se oferece à imprensa um tema jornalístico para uma publicação ou para futuras reportagens, é a
sua credibilidade que abrirá ou fechará caminhos para qualquer comunicação com a imprensa. A clareza, intenção e argumentos é o que possibilita a aceitação.
  • Dê um título curto, conciso, tentando englobar toda a ideia do conteúdo no título. Ela será notícia.
  • O Lead ou Lide é seu resumo (o que, quem, quando, onde) e deve aparecer logo nas primeiras linhas, numa linguagem atraente, se possível usando o mínimo de adjetivos.
  • Leia seu release como se fosse um leitor de um jornal. Será que seu argumento está sendo atrativo? E lembre-se, sua redação deve estar de acordo e adequada ao padrão do jornal ou revista, que logicamente acompanha o padrão de seus leitores.
  • Dê uma estrutura simples, clara, use frases curtas de efeito. O restante do texto ou corpo da notícia serve apenas para as informações acessórias.
  • Coloque e dê ênfase ao mais importante antes e complemente com o menos importante; um servindo de gancho para o outro numa mesma frase.
  • Tente colocar o maior número de informações com o menor número de palavras e um mínimo de adjetivos.
  • Tenha em mente que leitores de jornais não são obrigados a conhecer termos técnicos. Você pode citá-los se for imprescindível, mas acrescente uma breve explicação.
  • Enviar fotos, só se for de boa qualidade. Coloque no verso a data e origem da foto. A legenda acompanha o release.
O bom release é o que serve de pauta para os editores, por isso deve trazer informações confiáveis, precisas, de abrangência e interesse. Deve ser inédito, criativo e particularizado para cada veículo de comunicação. O jornalista que recebe o release é quem irá considerar se a mensagem é importante para o seu leitor. Tente mostrar que sua informação é importante, esse é o ponto básico.

Todo jornalista é grato pela colaboração ao seu trabalho básico que é o jornalismo, o de informar. Como instrumento de relações públicas, o uso inadequado do release, sem informação interessante, é motivo de rejeição pelo jornalista. Também o uso indiscriminado do release leva ao descrédito, o que pode gerar dificuldades para tratar com os meios de comunicação.

Nunca libere um release para um jornal sem ter absoluta certeza das informações e da credibilidade de
suas fontes. Confirme todos os dados, situações, datas e horários dos eventos. Mesmo que você tenha em mãos um " furo de reportagem ", nunca mão abra mão desse critério.