O press-release ou release é o comunicado para a imprensa do seu evento. Para que seja publicado e torne seu evento uma notícia, é necessário muita atenção ao Lead. Tenha em mente que o Lead é o principal argumento da sua mensagem.
Quando se oferece à imprensa um tema jornalístico para uma publicação ou para futuras reportagens, é a sua credibilidade que abrirá ou fechará caminhos para qualquer comunicação com a imprensa. A clareza, intenção e argumentos é o que possibilita a aceitação.
Todo jornalista é grato pela colaboração ao seu trabalho básico que é o jornalismo, o de informar. Como instrumento de relações públicas, o uso inadequado do release, sem informação interessante, é motivo de rejeição pelo jornalista. Também o uso indiscriminado do release leva ao descrédito, o que pode gerar dificuldades para tratar com os meios de comunicação.
Nunca libere um release para um jornal sem ter absoluta certeza das informações e da credibilidade de suas fontes. Confirme todos os dados, situações, datas e horários dos eventos. Mesmo que você tenha em mãos um " furo de reportagem ", nunca mão abra mão desse critério.
Quando se oferece à imprensa um tema jornalístico para uma publicação ou para futuras reportagens, é a sua credibilidade que abrirá ou fechará caminhos para qualquer comunicação com a imprensa. A clareza, intenção e argumentos é o que possibilita a aceitação.
- Dê um título curto, conciso, tentando englobar toda a ideia do conteúdo no título. Ela será notícia.
- O Lead ou Lide é seu resumo (o que, quem, quando, onde) e deve aparecer logo nas primeiras linhas, numa linguagem atraente, se possível usando o mínimo de adjetivos.
- Leia seu release como se fosse um leitor de um jornal. Será que seu argumento está sendo atrativo? E lembre-se, sua redação deve estar de acordo e adequada ao padrão do jornal ou revista, que logicamente acompanha o padrão de seus leitores.
- Dê uma estrutura simples, clara, use frases curtas de efeito. O restante do texto ou corpo da notícia serve apenas para as informações acessórias.
- Coloque e dê ênfase ao mais importante antes e complemente com o menos importante; um servindo de gancho para o outro numa mesma frase.
- Tente colocar o maior número de informações com o menor número de palavras e um mínimo de adjetivos.
- Tenha em mente que leitores de jornais não são obrigados a conhecer termos técnicos. Você pode citá-los se for imprescindível, mas acrescente uma breve explicação.
- Enviar fotos, só se for de boa qualidade. Coloque no verso a data e origem da foto. A legenda acompanha o release.
Todo jornalista é grato pela colaboração ao seu trabalho básico que é o jornalismo, o de informar. Como instrumento de relações públicas, o uso inadequado do release, sem informação interessante, é motivo de rejeição pelo jornalista. Também o uso indiscriminado do release leva ao descrédito, o que pode gerar dificuldades para tratar com os meios de comunicação.
Nunca libere um release para um jornal sem ter absoluta certeza das informações e da credibilidade de suas fontes. Confirme todos os dados, situações, datas e horários dos eventos. Mesmo que você tenha em mãos um " furo de reportagem ", nunca mão abra mão desse critério.
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