Participar de feiras e exposições, dentro do segmento em que atuam, representa uma grande oportunidade para empresas de pequeno, médio ou grande porte. Na maioria dos casos, as empresas pagam à produção para ter um estande nesses eventos. O investimento é bem visto por analistas de marketing, pois aumenta a visibilidade da marca, permite a divulgação dos produtos, além de proporcionar contatos com outros empresários e futuros clientes.
Feiras e exposições são frequentadas por um público específico, que realmente está à procura de comprar e conhecer novos produtos. Portanto, é uma excelente oportunidade para realizar vendas de produtos ou serviços, mas também para divulgar a marca e cultivar futuros clientes. Uma boa ideia para isso é orientar os vendedores a coletarem dados, como nome, telefone e e-mail, para que possa ser feito um contato posteriormente. O mailist irá crescer muito.
As feiras geralmente reúnem diversos especialistas e empresários, tornando-se também uma excelente fonte de informações sobre o que está acontecendo no mercado. Isso possibilita estar antenado com inovações, tendências e se inspirar com novas e boas ideias para seu negócio. Uma feira com tema dirigido a noivas, eventos e festas, com certeza terá estandes de aluguel de materiais para festas, distribuidores de bebidas, buffet, convites, espaços para cerimônia e recepção, decoração, cerimonial, fotografia e filmagem, acessórios para noivas e noivos, trajes para pajens e padrinhos, cabelo e maquiagem, alianças, automóveis de luxo, lembrancinhas e souvenirs, música ao vivo, iluminação especial, telão, efeitos especiais, noite de núpcias, viagens de lua de mel etc.
Tudo isso permite construir contatos com outros empresários do seu ramo e de outros segmentos, possibilitando novas parcerias ou mesmo troca de informações. Além disso, é uma boa oportunidade de conhecer melhor seus concorrentes diretos, saber como estão atuando em termos de marketing e ver de perto seus produtos. Para que todas as vantagens acima se concretizem, é essencial que antes do evento seja feito um planejamento cuidadoso.
Planeje suas ações de marketing e os materiais de divulgação, assim como avalie a possibilidade de oferecer brindes para os clientes. Um brinde não é apenas um agrado que a marca dá aos seus possíveis compradores para ser gentil. Dentro das feiras - onde o importante é chamar a atenção e se destacar em meio aos inúmeros concorrentes, os brindes são um impulso para que isso aconteça, e seu objetivo é reforçar a imagem da marca. Por isso, não distribua brindes genéricos. Escolha um que represente a empresa e que servirá para atrair clientes em potencial.
O marketing anterior à feira é essencial para que as pessoas tenham ainda mais vontade de conhecer o seu estande. Invista em chamadas nas redes sociais e demais mídias, convidando os visitantes a conhecer a sua exposição. Além disso, é uma boa oportunidade para se aproximar de contatos da área dos negócios, como fornecedores e leads, portanto, invista e chame a atenção para o seu empreendimento antes mesmo de a feira começar.
Escolha bem o local onde seu estande estará disposto. Veja o mapa do local com a organização do evento. Lembre-se que ele deve ser o mais bem apresentável possível para atrair o público. Invista em uma estrutura bonita e que dialogue com seus produtos e marca. Quando se fala em negócios, é importante falar em números exatos. Saiba quanto poderá destinar do seu orçamento para investir na exposição e partir daí você poderá traçar as ideias para seu estande sem extrapolar os investimentos.
A modernização dos setores é uma realidade inegável e nas feiras de negócios não é diferente, porque cada vez mais os empreendedores apostam na tecnologia para atrair e conquistar os clientes. Portanto, não fique fora desse recurso. Através de sistemas, é possível montar, de maneira simples, planilhas com as informações dos visitantes que passam pelo seu estande, traçando o perfil de quem mais se interessa pelo seu negócio. Além disso, as telas touch, os jogos relacionados a negócios e a interação com as redes sociais são ótimas opções para fisgar os clientes potenciais.
Verifique a quantidade de funcionários que serão necessários e invista num treinamento. Repasse o objetivo de sua empresa estar participando da feira e certifique-se de que eles compreendem e são capazes de executar a abordagem mais conveniente para o sucesso desse propósito. Mensure o resultado de sua participação por meio de vendas realizadas, contatos estabelecidos e o aumento de sua lista de possíveis clientes. Com certeza, um trabalho bem feito trará bons rendimentos.
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