segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Garden Party



Naturalmente decorado pela natureza, uma parte do jardim pode proporcionar um encontro social ao ar livre com todo requinte de uma sala de jantar. Ao contrário de um piquenique ou churrasco, que são informais, uma festa no jardim pode ser um evento de prestígio. Por exemplo, os convites para festas do soberano britânico, realizado nos jardins do Palácio de Buckingham, é uma grande honra e são muito raras, exceto para aqueles que ocupam tradicionalmente altos cargos.





Recomendado para a época quente de verão, permite realizar um almoço ou um chá durante o dia; um cocktail ou jantar à noite, proporcionando uma ambientação confortável e descontraída, sem perder a elegância e sofisticação. A decoração pode ser reforçada com flores, frutas e motivos florais nas toalhas e detalhes. O gazebo acrescenta sofisticação e permite apreciar os drinks antes da refeição.



Música, alegria e pequenos detalhes podem tornar um evento agradável para qualquer faixa etária. À noite, a iluminação de pontos
destacados do jardim proporciona um ambiente intimista e difusores podem criar um cheirinho agradável. O cardápio deve ser apropriado à época, com saladas, iguarias leves e sobremesas frias.




terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Chá da tarde



O Chá da tarde, antigamente chamado Chá das 5, é um evento elegante, normalmente realizado das 16 às 18 hs que guarda o sentido de interação, unindo beleza e simplicidade. É usado para festejar um aniversário, apresentar uma amiga ou amigo, retribuir visitas, fazer homenagens, por isso o convite por telefone é correto e usual.

O chá originário da China remonta a épocas antigas quando era usado como medicamento. Mais tarde tornou-se uma bebida servida nas refeições tendo a reputação de possuir propriedades regeneradoras e força curativa. O chá se popularizou no ano 729 através de escolas budistas e a Europa só conheceu o chá em 1610, através da Companhia Holandesa das indias orientais, embora os portugueses já usassem o chá desde 1560.

Um monge Zen japonês descreveu o chá como uma bebida terapêutica, um remédio secreto que prolonga a vida. Nos mosteiros o chá era usado para combater a sonolência ou aumentar a concentração durante a meditação. E foi através das cerimônias religiosas e do contato com a nobreza, que o chá se tornou popular. Atualmente o Chá tem conotação social mas ainda guarda a filosofia oriental de interação.

O Chá da tarde deve unir beleza e simplicidade, pois reserva em si os ensinamentos budistas: reverência, respeito, harmonia, pureza e serenidade. A decoração deve ser delicada, com flores ou arranjo de frutas. Em reuniões íntimas é usual utilizar conjunto de chá de porcelana. Para um grupo maior o ideal é utilizar Samovar e baixela completa.

Para um pequeno grupo, o chá é mais íntimo e favorece a conversação. A anfitriã serve as primeiras xícaras de chá oferecendo primeiramente à pessoa homenageada e às pessoas mais idosas. Não se admite passar adiante a xícara que lhe foi oferecida. Porém sendo para um grupo maior requer o serviço de garçons, assumindo o caráter de uma recepção.

Em geral prepara-se uma mesa com chá, água quente, fatias de limão, sucos de frutas, pães, bolos, biscoitos. Também pode-se acrescentar refrigerantes, chocolate quente, tortas salgadas e doces, etc. guarnecendo com xícaras e pires, pequenos pratinhos com talheres e fina toalha. Ao final do chá pode-se servir licores e chocolates, sendo elegante oferecer lembrancinhas aos convidados.



domingo, 20 de fevereiro de 2011

Poder de negociação



O poder de negociação está relacionado ao poder de comunicação, percepção, motivação.
  • Estado de excelência: você pensa de forma positiva, se sente de forma positiva e age de forma positiva. Isso se chama entusiasmo.
  • Seja amigo, faça amizades, tenha uma aparência semelhante. Se você vai a uma festa a rigor vista-se a rigor. Em Roma faça como os romanos. O aperto de mão deve ser igual, demonstra confiança mútua e quer dizer: Eu sou igual a você e portanto você pode confiar em mim.
  • Aprenda a ouvir: Escute o que diz o interlocutor, principalmente o nome e memorize esse nome. Repita pelo menos 3 vezes durante a conversa. As pessoas gostam de ser chamadas pelo seu nome. e aquilo que é repetido menos de 3 vezes o cérebro não registra. Quem controla uma conversa é quem escuta e não quem fala. Seja interessado ao invés de interessante. Interessado é aquele que faz perguntas; interessante é aquele que fala pelos cotovelos e depois fica esquecido.
  • Provoque a 1ª boa impressão, você nunca vai ter uma nova chance de causar uma 1ª boa impressão. Em qualquer oportunidade utilize o sorriso e uma boa expressão facial.
  • Qualifique o cliente: as pessoas vivem a vida segundo seus valores que são apenas estados mentais. Estimule as pessoas a falarem delas pelas suas próprias palavras. Descubra o que é importante para elas. Manifestação de valor é igual o que representa a palavra para ela.
  • Influência no campo inconsciente: a palavra “porquê” significa que você está dando uma razão e quando uma pessoa ouve “porquê” ela pára de pensar. Portanto justificando sua ação você será imediatamente entendido e atendido.
  • Lei do contraste: Quando você fala de um preço para alguém, primeiramente apresente o que é mais caro e depois o mais barato. Ou fale de um problema grave para depois falar daquilo que você quer. A dimensão não aparece (tudo depende da sua intenção).
  • Lei da reciprocidade: Quando alguém lhe faz um favor você quer imediatamente retribuir este favor. Portanto se você oferece uma cortesia fatalmente depois você pode pedir um pequeno favor que não lhe será negado. Por isso, cuidado com favores que lhe prestam.
  • Lei da consistência automática: Você sempre quer ser consistente e cumprir prazos. Quanto mais tempo você levar para cumprir uma promessa, mais comprometido você se sentirá e fará tudo para cumpri-la, e às vezes terá que cumprir acima de suas possibilidades.
  • Lei da escassez: Quando você anuncia que algo é exclusivo, aquilo se torna importante para quem ouve. Tudo que é excasso tem mais valor. É por isso que quando você conta um segredo para uma pessoa, ela se considera importante para você pois você confiou algo somente para ela.
  • Lei da concessão recíproca: Quando você pede algo e lhe é negado, você não insiste. Depois de algum tempo você volta e pede outra coisa, isso lhe será fatalmente concedido. No caso de receber uma ligação telefônica nunca diga que você retorna mais tarde, a não ser numa ocasião muito especial, porque você perde o poder da comunicação. Se você atende imediatamente, você faz uma concessão automática e conserva o poder de discordar.
  • Lei do comprometimento: tudo começa pequeno, mas se alguém fala algo em público, isto se torna um compromisso, tem mais consistência. Mas sempre o compromisso por escrito sempre tem mais força.
VENDENDO UM PRODUTO (IDÉIA / PRODUTO/ SERVIÇO)

* Leve o comprador a possuir o produto na mente: Peça-lhe para descrever, no caso de uma cadeira: Onde você gostaria de colocar esta cadeira em sua sala? Ele vai ter que imaginar a cadeira na casa dele. Se for um serviço, leve-o a imaginar o serviço pronto e como poderá usufruir dele. Se for uma roupa, pergunte com que vai usar ou para qual ocasião.

* Estimule a imaginação: No caso de uma entrevista de emprego, pergunte como deverá fazer o trabalho na empresa, isso leva a quem o está contratando a imaginá-lo trabalhando na empresa dele e os benefícios que teria na sua contratação.


* Objeções: Ignore ou elimine as objeções enquanto vão surgindo. No caso da pessoa perguntar: mas não tem outra cor? Você elimina esta objeção de forma simples: Se tiver, você vai levar um vermelho? Assim você pode continuar a negociação sem que a pessoa faça essa objeção novamente. Atenção no tom de voz na objeção, seja interessado e amável.

* Repetição: vale lembrar que uma vez que ocorre uma coisa ou fato, se essa coisa ou fato se repetir mais duas vezes, indica que ocorrerá mais vezes.


* Facilite a transação: isto quer dizer antecipe-se às objeções e outros obstáculos que possam surgir.


* Crie o futuro para a pessoa: Faça-a a vivenciar os benefícios por antecipação. No caso de alguém que quer comprar um carro para trabalhar leve-a a imaginar todos os transtornos com ônibus que ela deixaria de ter. No caso de um vestido leve-a a imaginar usando com algo que ela já comprou como aquele sapato ou com outros acessórios – pergunte com que vai usar?

* Ajude a pessoa a decidir. Todas as pessoas evitam sofrimento ou querem prazer, portanto, antecipe os benefícios. Leve-as a imaginar os benefícios.


Conclusão: PNL é uma ferramenta eficaz

O uso da PNL é uma ferramenta eficaz que pode alterar sua vida pessoal, sua vida profissional, seus relacionamentos afetivos, relações em família, na comunidade onde vive e no seio da sociedade. Fazer uso da PNL requer, entretanto, estreita observação de ética. Portanto, você deve usá-la para criar benefícios para todos. E fique atento quando estiverem utilizando da PNL com você, pois você está sendo direcionado a um estado mental.

Motivação



De acordo com Anthony Robbins, há somente duas coisas motivam uma pessoa para o sucesso: inspiração e desespero. Existe portanto duas formas diferentes de motivação, que em PNL chamamos de Direção de Motivação, ou seja:
  • Aproximamos do que desejamos: pela manhã, ao se levantar, a pessoa imagina as possibilidades que ela vai explorar naquele dia, que é igual a inspiração e motivação.
  • Afastamos do que não desejamos: pela manhã, a pessoa não consegue levantar da cama, até que consiga imaginar seu chefe gritando ou criticando seu atraso e ameaçando despedi-la, que é igual, o medo da dor e do sofrimento.
As pessoas tendem a usar o mesmo programa mental de motivação em situações bem diferentes. É importante trabalhar as frustações. A motivação gera expectativa, que gera frustração e pode ocorrer:
  • compensação: você dá algo para si mesmo em troca de outra coisa ou situação que ocorra com você.
  • transferência: desconta em outras pessoas
  • resignação: se adapta à situação
  • agressividade: boicota seu próprio estado mental e sucesso.
Para trabalhar as frustrações com outras pessoas você pode criar uma projeção: fale de suas frustrações e, se não quiser se revelar, invente uma estória e inclua outras pessoas. Imagine quem o frustra de forma lúdica, como por exemplo, imagine seu chefe como um burro, com grandes orelhas e rabo, vestido de terno ou imagine aquela frustração em um circulo e veja-se fora do circulo. Técnica Jin Shin Jiutysio, apertando o dedo que significa o estado mental você pode diminuir aquele sentimento.
  • Dedo polegar: ansiedade
  • Dedo indicador: medo
  • Dedo médio: raiva
  • Dedo anular: tristeza
  • Dedo mindinho: esforço
Leia mais em: Comunicação: 8. PNL Poder de Negociação

Sistemas de valores e crenças



O Sistema de valores é aquele super-energizador motivacional das pessoas. O que valorizamos determina o que a vida significa, as atitudes que tomamos, do que nos aproximamos ou não afastamos. Ao se afastar de seus valores as pessoas perdem a motivação. Existem três formas de tomarmos consciência dos nossos valores mais profundos:
  • quando eles são violados
  • através de eventos que nos satisfaçam
  • vivenciando os valores mais significativos através de exploração interior consciente
Por exemplo: Respeito pode ter significado diferente para cada pessoa, depende de como ela experimentou ou aprendeu isto (familiar).

Crenças são filtros pré-arranjados e organizados para nossas percepções do mundo. Quando acreditamos com convicção em algo, mandamos um comando para o nosso cérebro de como representar essa crença. Por exemplo, se uma pessoa acreditar que irá fracassar, ela envia comando ao cérebro e fatalmente cometerá erros inconscientes que determinarão seu fracasso.


Assim sendo, se as crenças devastadoras podem limitar nossas ações e pensamentos, as crenças fortalecedoras também podem nos tornar cheios de recursos. Como afirma Robbins: “as crenças são os compassos e os mapas que nos guiam em direção às nossas metas e nos dão certeza de saber que chegaremos lá.

Com crenças orientadoras fortes temos o poder de tomar medidas e criar o mundo no qual queremos viver. Portanto, alterando nossas crenças alteraremos nossos comportamentos. Se queremos modificar nossas crenças temos de saber de onde elas vêm.


A 1ª é o ambiente
A 2ª são os grandes acontecimentos
A 3ª é o conhecimento (livros, TV e etc)
A 4ª através de resultados passados
A 5ª através da criação, na mente, da experiência que se deseja ter no futuro.

PNL Percepção e conversação



Numa situação de conversação devemos prestar atenção ao movimento dos olhos dos nossos interlocutores, assim é possível mapear seu sistema representacional e utilizarmos os verbos adequados a esse sistema.
  • Visual: você está vendo o que eu estou falando?
  • Auditivo: você está ouvindo o que eu estou dizendo?
  • Cinestésico: você está sentindo o que eu estou dizendo?
Exemplos:
  1. Se você levanta a mão para cima à direita, e a pessoa acompanha o movimento de sua mão, significa que você conseguiu abrir o canal visual da pessoa
  2. Se você levanta a mão para cima à esquerda, e a pessoa acompanha o movimento de sua mão, significa que você conseguiu abrir o canal auditivo da pessoa.
  3. Se você faz uma pergunta e a pessoa responde olhando para cima à esquerda, ela está reavivando a memória, ou seja, ela está dizendo a verdade.
  4. Se você pergunta algo que ela deveria ter na memória, e ela olha para cima à direita, significa que ela está criando aquela resposta naquele momento. Portanto, pode ser uma mentira.
Essas premissas só deixam de ser verdadeiras que seu interlocutor dominar a técnica de PNL e deliberadamente tentar enganá-lo.

Fisiologia

Se você prestar atenção ao movimento do corpo e à tonalidade de voz, você pode clonar esses movimentos, pois as pessoas se tornam mais receptivas à medida que suas posturas estão refletidas. Ao clonar (refletir) de maneira natural a linguagem não verbal das pessoas, podemos criar um senso de comunicabilidade que produzirá resultados.

Portanto é necessário ser observador, paciente e perspicaz.
Equipare a velocidade da voz – o impacto da voz:
  • Se a pessoa fala lento, seja lento ao falar.
  • Se a pessoa fala rápido, seja rápido para falar.
  • Se a pessoa cruza os braços, cruze também. Depois de uns 3 minutos troque de posição. Se a outra pessoa também trocar de posição significa que você entrou no mesmo “comprimento de onda”. Duas pessoas que conversam na mesma posição demonstram que houve entrosamento.
Comunicação é poder. Aqueles que dominam seu uso efetivo podem mudar sua própria experiência no mundo e as experiências do mundo sobre si mesmos. O poder está em controlar as informações que enviamos ao nosso cérebro e a chave do sucesso é agir.

Aspectos psicológicos do aprendizado



INCONSCIENTE INCOMPETENTE:

Quando você não entende nada de um assunto, você é inconsciente incompetente. Você nem sabe o quanto não sabe do assunto. É a fase da ignorância.

CONSCIENTE INCOMPETENTE:

Quando você entende alguma coisa do assunto você é consciente incompetente. Você já sabe o quanto não conhece do assunto. Fase da confusão do aprendizado.

CONSCIENTE COMPETENTE:

Quando você aprende e sabe do assunto você é: consciente competente. Você sabe o quanto já sabe. É a fase da sabedoria.

INCONSCIENTE COMPETENTE:

Quando você já conhece e tem muita experiência do assunto você se torna inconsciente competente. Você já nem sabe o quanto você sabe.

PROCESSO DE APRENDER
  • Impacto - o assunto deve prender a sua atenção.
  • Repetição - conhecimento é competência de ação. Quando começa a ficar automático, significa que você aprendeu (apre-endeu - reteve).
  • Reforço - Se você sempre retornar ao que aprendeu, você sempre relembra e não esquece.
ASPECTO PSICOLÓGICO DO PENSAMENTO

Pensamento gera Sentimento
Sentimento gera comportamento
= Pensar > sentir > agir.


Se você espera um comportamento de uma pessoa, você deve criar perguntas, que gere sentimentos e que leve a pensamentos. Sentimento é um estado mental codificado por palavras. Quando você fala algo você ativa um estado mental do interlocutor. Pode-se modificar o estado mental de acordo com o que se diz para si e para os outros.

Um bom vendedor sabe que não vende um produto mas vende estados mentais. A aquisição das coisas é apenas um instrumento para se atingir um estado mental, que tem um significado das coisas para as pessoas, que produz uma sensação. Ou seja, o processo é lingüístico. Sabendo como o cérebro se comunica você pode intervir naquilo que você percebe.

PROCESSO DE COMUNICAÇÃO

Comunicação é uma arte e a PNL uma ferramenta capaz de tornar a comunicação eficaz, eficiente e efetiva, levando à conquista do sucesso pessoal, profissional, emocional e social. Para nos comunicarmos eficazmente com os outros, ou seja, para conseguir resultados, é necessário estabelecermos um relacionamento harmonioso, composto de comportamentos que revelem compreensão e respeito mútuo. Os comportamentos dependem de quatro fatores básicos:
  1. percepção
  2. valores
  3. crenças
  4. motivação

PNL Inteligência



Todas as pessoas possuem 6 tipos de inteligência:

1. Inteligência matemática: desenvolvimento raciocínio matemático

2. Inteligência musical: desenvolvimento capacidade composição
3. Inteligência espacial: desenvolvimento faculdades artísticas
4. Inteligência corporal: desenvolvimento físico perfeito

5. Inteligência intrapessoal: Comunicação de si para consigo mesmo

6. Inteligência interpessoal: comunicação de si para com os outros


A inteligência interpessoal é aquela que vai determinar o seu relacionamento com os outros, onde você pode demonstrar seu poder pessoal. O poder pessoal é aquele que independe do seu poder posicional, como um general de exercito, por exemplo. O desenvolvimento do poder pessoal estará fundamentado no desenvolvimento do poder lingüístico, ou seja, na capacidade de se comunicar influenciando as pessoas, na capacidade de gerar ação.


É certo que quando você faz algo sempre igual sempre terá resultados iguais. Portanto, fazendo algo diferente é certo que você vai ter resultados diferentes. Pode-se verificar pela trajetória de vida de uma pessoa: se ela, por exemplo, foi despedida do emprego por 2 vezes fatalmente ela será despedida pela 3a, 4ª e assim por diante. Somente mudando o comportamento, sentimento e pensamento se torna possível alterar esta trajetória. Tudo o que a pessoa emite retorna a ela da mesma forma.
Todo ato humano inclui buscar prazer e evitar dor. Para se reconhecer esses tipos basta observar a fala da pessoa:
  • quem evita sofrimento exclui coisas: Por que você trabalha? - Por que não quero ficar em casa, não quero ficar sem dinheiro, não suporto trabalhos domésticos.
  • quem busca prazer inclui coisas: Por que você trabalha? - Por que tenho a oportunidade de conhecer pessoas: posso comprar mais coisas, posso ter conforto, etc...
Observando as palavras das pessoas você sabe o tipo de linguagem que vai usar para ela. A PNL pressupõe usar a linguagem adequada para que você possa exercer o poder de comunicação eficaz com as pessoas. Na comunicação as palavras tem 7% de importância; a tonalidade da voz, o modo de falar 38% e a fisiologia que acompanha a comunicação tem 55% de importância. Portanto, é muito importante que você observe o seu interlocutor e ao mesmo tempo observe se você está utilizando todo o seu potencial de comunicação. Num diálogo entre duas pessoas não importa o que você diz mas, como você diz e como você comunica isso fisicamente.

Encontrando sucesso através da PNL




ENCONTRANDO O SUCESSO ATRAVÉS DA PNL

Sucesso não é um acidente, ele é determinado por um conjunto de ações, de caminhos específicos que estão ao alcance de todos, basta aprender a trabalhar a mente e o corpo de forma vantajosa. O sucesso é um processo contínuo; uma oportunidade de crescimento emocional, social, espiritual, intelectual e financeiro, enquanto contribui de forma positiva para os outros.

A estrada do sucesso está sempre em construção. É um caminho que avança, não um fim a ser alcançado. Tem princípio, mas nunca tem fim. A busca de melhoria deve ser constante. Para encontrar a felicidade e o sucesso são necessárias três condições:

  • Saber realmente o que se quer; ter claro os objetivos.
  • Estar alerta e receptivo para observar o que se consegue
  • Ser flexível para alterar/mudar até conseguir o que se deseja
A PNL tem por objetivo proporcionar um maior número de opções de ação. Existem 3 componentes fundamentais na qualidade dos resultados produzidos.
  • Sistema de crenças - o que pensamos ser possível ou impossível, o que pode e não pode ser feito, influi em nosso sucesso. Somos o que acreditamos ser.
  • Sintaxe mental (percepção) como organizamos nossos pensamentos.
  • Fisiologia - como utilizamos nosso corpo (forma de respirar, postura, expressão facial, movimentos.
Esses três componentes determinam em que estado nos encontramos e como nos comunicamos com o mundo e conosco. O que fazemos na vida é determinado pelo que nos é comunicado. Todos nós produzimos duas formas de comunicação com as quais elaboramos as experiências de nossas vidas:
  • comunicação interna - é aquela em que nos comunicamos com nosso interior, são as coisas que imaginamos, que dizemos e sentimos e
  • comunicação externa - é aquela que expressa por palavras, tonalidade de voz, expressão facial, postura e ação física.

COMUNICAÇÃO INTERNA

As comunicações internas são responsáveis pelas sensações, emoções e estados mentais como: alegria, tristeza, amor, êxtase, depressão, medo, insegurança. Se nos comunicamos bem internamente significa que podemos conseguir qualquer resultado desejado, através do controle efetivo de nosso cérebro. Podemos transformar as sensações e emoções em estados mentais. Devemos conhecer como processamos as informações recebidas:

Forma AUDITIVA: retemos melhor o que ouvimos
Forma VISUAL: retemos melhor o que vemos
Forma CINESTÉSICA: retemos melhor o que sentimos

Dessa forma devemos conhecer como nos motivamos, como buscamos estímulos para tomar decisões: Através do medo da perda ou possibilidade de ganho? Quais são os valores que acreditamos e qual a importância desses valores? É importante conhecer as nossas crenças.

A comunicação começa com os nossos pensamentos. Uma das maneiras de pensar é lembrar (consciente ou inconsciente) de imagens, sons, sentimentos, paladar, odores já experimentados. O pensamento produz efeitos físicos diretos uma vez que corpo e mente formam um sistema único.

Estruturamos nossas representações internas através dos cinco sentidos: visão, audição, olfato, gosto e tato mas as três modalidades maiores são: visual, auditiva, sinestésica. Tendemos a utilizar um destes mais do que outros. O nosso sistema de representação é parte integrante do nosso comportamento, visto que este é gerado a partir de uma mistura de experiências sensoriais internas e externas. É isto que determina a diferença de talento das pessoas.

A proposta de PNL é criar novas perspectivas, acessar estados mentais ricos, criar autoconfiança, transformar o diálogo interior em afirmativo, criar auto-valorização, criar auto-estima, garantir uma atitude mental positiva. Em geral temos mais consciência do nosso estado mental do que de nossa fisiologia: postura, gestos, respiração. Na PNL a mudança de estados físicos se faz através de atividade física, movimentação do corpo, respiração e mente (evocação), o que permite criar uma liberdade emocional sempre que desejarmos.

COMUNICAÇÃO EXTERNA

Comunicação externa é aquela que utilizamos para nos comunicarmos com o mundo externo, por palavras, tonalidade de voz, expressão facial, postura do corpo e outras ações físicas (olhar, riso, etc). Toda comunicação é uma ação, uma causa posta em movimento, as quais produzem efeitos sobre nós e sobre os outros. Aquele que domina seu uso de forma eficiente, eficaz e efetiva, poderá mudar sua própria experiência do mundo e as experiências do mundo sobre si mesmo. Portanto, dominar a comunicação determina o nível de sucesso com os outros, seja ele pessoal, financeiro, social e o domínio da comunicação interna determina o nível de sucesso que sentimos.
  • Paixão - Ela é o motivo consumidor, energizante, quase obsessivo, que nos leva a fazer a crescer, a buscar, a liberar o nosso verdadeiro potencial.
  • Crença - A crença sobre o que somos e o que podemos ser determinam o que seremos “Somos aquilo que acreditamos ser”.
  • Estratégia - meio de organizar nossos recursos. Podemos abrir uma porta derrubando-a ou encontrando a chave dela.
  • Clareza de valores - Utilizar estratégias de acordo com os próprios valores, caso contrario boicotará seu próprio sucesso.
  • Poder de união - Criar união com outros. Desenvolver relação harmoniosa com pessoas de procedência e crenças diferentes.
  • Domínio da comunicação - Dominar a forma como nos comunicamos com os outros e com nós mesmos.

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Administração do tempo



Na estória de Alice no país das maravilhas, diz o Coelho para Alice:
" Estou atrasado, muito atrasado... "
 

Não importa quanto tempo tenhamos à disposição, sempre conseguimos sempre transformá-lo num tempo insuficiente.
Algumas pessoas abençoadas conseguem ter uma relação saudável com o relógio. Tem gente que consegue sair de casa para o trabalho, para uma consulta médica ou para a missa sempre com muita antecedência, para ter tempo de reserva, caso algo aconteça.
 
Há outros que demonstram uma relação de quase desconhecimento do tempo: relógio é, em muitas circunstâncias, uma mera referência, não necessariamente a ser seguida. Essa questão renderia, sem dúvida, longos debates psicológicos e sociais. Genética ou cultura, o fato simples e claro é que a administração do tempo não merece atenção de algumas pessoas, fazendo com que estejam sempre apressadas. Elas sofrem da "Sindrome do Coelho de Alice": estão sempre atrasadas...

Administração do tempo é uma ferramenta gerencial, que pode ser utilizada nas empresas e também na vida pessoal, permitindo a organização de metas com menor dispêndio de energia física e mental. A boa administração de tempo começa quando identificamos como estamos utilizando as 24 horas de cada dia, e detectamos onde estamos perdendo tempo, quais as tarefas desnecessárias e improdutivas que estamos realizando.
 
Quando adotamos o processo de administrar o tempo, ele nos possibilita auto-descoberta, além de que pode nos tornar mais produtivos e livres para fazer coisas que nos satisfaçam. Um dos maiores problemas que as pessoas relatam é que nunca há tempo suficiente para fazer tudo o que é necessário e que gostariam de fazer, no entanto, elas têm mais tempo do que imaginam ter. Na verdade, elas estão sendo dominadas pelo tempo, quando o correto seria o contrário.
 
 
 
 
Os principais estranguladores do tempo:
 
  • Objetivos confusos: falta de planejamento diário, falta de padrões, critérios, diretrizes e objetividade, falta de definição das prioridades ou prioridades não claras, alteração constantes de ordens e de prioridades.
  • Falta de Previsão: responsabilidade e autoridades confusas, não antecipar-se aos prováveis acontecimentos, não reservar tempo para o inesperado, estimativa irreal de tempo para uma tarefa, interrupções e barulhos que incomodam.
  • Dispersão: não saber negar favores, dificuldade em dizer "não", excesso de assuntos inacabados,  reuniões, entrevistas e telefonemas improdutivos, excesso de telefonemas, falta de comunicação
  • Desorganização: sobrecarga de tarefas, centralização, dificuldade para delegar tarefas, excesso de controle, desorganização pessoal, arquivos e armários desorganizados, falta de treinamento adequado, dificuldade de adaptação e resistência às mudanças.
 
Tempo perdido é tempo irrecuperável, e mesmo que se tenha agilidade, muitas vezes a vontade de recuperar o tempo compromete a qualidade do que se faz. Um dos principais estranguladores do tempo é a desorganização, pois perde-se muito tempo tentando encontrar papéis, documentos, chaves e outras coisas no meio de uma bagunça.
 
Outro é a falta de previsão. Quando não se prevê, perde-se tempo. Por isso é essencial determinar um tempo limitado para atender um cliente, um fornecedor, responder a um telefonema etc. Nesse caso, o essencial é a objetividade, sem deixar-se perder em um mar de possibilidades.
 
Importante é tratar do que seja realmente necessário, sem perder tempo com pequenas coisas e deixar outras mais importantes e urgentes relegadas em segundo plano. Outro estrangulador do tempo é a centralização, que é  um dos fatores cruéis dos executivos. Muitas vezes eles esquecem que muitas tarefas podem ser delegadas, sem prejuízo da sua execução e qualidade.
 
 
 
 
 
 
É importante separar pelo menos 1 hora do dia para dedicar-se à sua organização mental, repensar sobre seus interesses, suas estratégias, meios de melhorar seus objetivos, desenvolver-se intelectualmente e definir prioridades; isso sem nenhuma interrupção ou interferência externa.
 
Desligue o celular, não atenda telefonemas e não dispense seu tempo com coisas menos importantes. A qualidade do seu trabalho se multiplica, melhora sua qualidade vida, sobra-lhe mais tempo para outros interesses e melhora a satisfação com o seu desempenho. É o nosso perfil de nosso comportamento diante do tempo que nos dirá, o que e como devemos mudar.
 
Muitas vezes a pessoa começa uma tarefa, retoma outra sem concluir a primeira e depois outra sem concluir nenhuma. No final do dia, constata que está exausta, trabalhou o dia inteiro e não vê nenhum resultado. Outras vezes ela se propôs a fazer tantas coisas, se ocupou de coisas de menor importância, e quando percebe, algo importante deixou de ser feito, e aí reclama que não teve tempo para nada... 

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Bodas e casamento



Bodas significa a celebração, civil ou religiosa, de um casamento. A origem da palavra vem do latim Vota que significa promessa. Na cultura ocidental se comemoram os anos de bodas. A cada ano um tipo de material é associado e os casais produzem alianças para celebrar as bodas de prata e de ouro, principalmente.

Existe uma lenda que diz que na antiga Judéia matava-se um cabrito para a comemoração do casamento. Num determinado tempo o cabrito foi substituído pela “boda”, a fêmea do bode, por ter carne mais macia. Assim, matar a “boda” era o mesmo que dizer que haveria festa. Daí que “boda” virou sinônimo de comemoração, celebração. As datas mais comemoradas e conhecidas são:
  • 1 ano, bodas de papel;
  • 5 anos, bodas de madeira ou ferro;
  • 10 anos, bodas de estanho ou zinco;
  • 15 anos, bodas de cristal;
  • 20 anos, bodas de porcelana;
  • 25 anos, bodas de prata;
  • 30 anos, bodas de pérola;
  • 35 anos, bodas de coral;
  • 40 anos, bodas de rubi ou esmeralda;
  • 45 anos, bodas de platina ou safira;
  • 50 anos, bodas de ouro;
  • 55 anos, bodas de ametista;
  • 60 anos, bodas de diamante ou jade;
  • 70 anos, bodas de vinho;
  • 75 anos, bodas de brilhante
A simbologia por trás da aliança é extremamente forte e um símbolo se torna universal a partir do momento em que carrega diversas interpretações para um mesmo objeto. Seria muito simplista dizer que o significado da aliança é apenas o da união. Casar é entregar-se ao companheiro, é firmar um pacto, um compromisso inexorável de abnegação. Mais do que um sinalizador que a pessoa já tem um compromisso, o anel remete ao infinito, ao eterno, sem começo nem fim, por isso, desnecessário que se diga: “até que a morte os separe”.

Nas uniões celebradas no Antigo Egito, o homem oferecia um anel como símbolo do seu amor e compromisso à amada.
Esta lhe retribuía colocando a aliança no dedo médio da mão esquerda, pois acreditava-se que ali havia uma veia que o ligava diretamente ao coração. Os romanos adaptaram essa concepção e utilizavam anéis de ferro. Mais tarde, os cristãos adotaram o metal mais nobre de todos: o ouro, símbolo de riqueza e iluminação, a alquimia mais perfeita do amor.

Apesar da obscura fase em que a mulher passou durante a Idade Média e boa parte da Idade Moderna, hoje ela ostenta
com orgulho sua aliança de casada. Se antes o noivo recebia o famoso dote por prestar um imenso favor ao contrair matrimônio com determinada moça, e sua família tinha a obrigação de arcar com todas as despesas do casório, em muitos paises agora a história é bem diferente. A mulher não se casa alheia a sua vontade, se casa porque quer, porque assim o deseja. A aliança é portanto, uma lembrança do pacto celebrado, do compromisso assumido; uma recordação repleta de simbologia.

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Recepção com queijos e vinhos



A tradição européia de queijos e vinhos deve-se ao maior consumo desses produtos na Europa e pode se tornar uma recepção elegante realizada à noite, excluindo em geral o jantar. Uma recepção de queijos e vinhos sugere um evento mais informal e o tipo de serviço mais apropriado é o franco-americana, onde os convidados se auto-servem. Além de ser mais prático, o convidado pode escolher o queijo e complemento a seu gosto.

A decoração é o diferencial na hora de receber, no melhor estilo europeu. Alguns especialistas dizem que os bons queijos devem ser degustados ao natural, sem nenhum acompanhamento. No entanto, alguns queijos são mais fortes, encorpados e gordurosos, e o acompanhamento visa limpar o paladar entre um tipo e outro. O sabor dos acompanhamentos não deve atrapalhar o prato principal, que é o Queijo e o Vinho.




Um aparador central contendo pratos médios, talheres pequenos e guardanapos, recebe os queijos em tábuas de madeira, montados como mosaico e travessas de acompanhamentos. Cestinhas ou bandejas de pães distribuídos nas extremidades da mesa, com baguetes, pão italiano, pão preto, pão integral, pão de centeio e torradas, além de servir de decoração, são bons acompanhamentos.

Os pães clássicos são mais recomendados e devem ser cortados em fatias. Pães inteiros podem servir para uma bonita decoração.
Os pães acompanham o queijo suavizando a gordura de um tipo de queijo e preparando o paladar para degustar outros tipos. Outras opções de acompanhamento são as frutas da época, de sabor neutro.

As frutas cítricas, ácidas e muito doces não combinam; as melhores são a pêra, uvas e maçãs. Frutas secas, em menor quantidade, como a uva passa, damascos, ameixas e figo seco, combinam bem com queijo. Dependendo do tipo de vinho, pode-se incluir: nozes, castanha de caju, castanha-do-pará, amêndoa, avelã e outras.


Querendo incrementar e oferecer mais opções, pode-se incluir bolachas salgadas para acompanhar os queijos cremosos e diversos tipos de frios e defumados: salames, salaminhos e presuntos, embutidos etc. Charcuterie com iguarias picantes, como alho, pimenta, cebola e manteigas com ingredientes do tipo anchovas e caviar e Galheteiros com páprica, cominho e pó de alho também são complementos.


A água é a primeira bebida a ser servida, e deve estar disponível durante e para finalizar o evento. Nem todos os vinhos combinam com todos os queijos. A harmonização dos vinhos e queijos deve considerar:
  • queijos fortes com vinhos encorpados;
  • queijos leves com vinhos menos encorpados
  • queijos muito gordurosos, como o parmesão, são difíceis de digerir e não combinam com um vinho muito doce e de alto teor alcoólico.
O cálculo de consumo é de 1 garrafa de vinho branco para 3 pessoas e 1 garrafa de vinho tinto para cada 4 pessoas. As sobremesas podem conter frutas da estação, sorvetes ou saladas de frutas.



  • O vinho branco seco combina com queijo Ricota, Boursin e Minas.
  • O vinho branco frutado, combina melhor com queijo Gruyère e Emmental.
  • O vinho branco licoroso, doce e forte, com alto teor alcoólico, combina melhor com queijo Roquefort e Gorgonzola.
  • O vinho espumante seco, combinam com queijo Brie e Cammembert.
  • O vinho tinto leve, combina com queijo Gouda e Estepe.
  • O vinho tinto encorpado, combina melhor com queijo Parmesão e Pecorino.
Para servir o vinho, pegue a garrafa pelo meio da garrafa, nunca nas extremidades. Não se deve encostar a garrafa no copo mas também não se deve distanciar a garrafado copo na altura. Somente os vinhos brancos espumantes podem se distanciar um pouco para ajudar a liberar o gás. A quantidade a ser servida é de 2/3 do copo, pois deve haver um espaço até a borda para que o convidado possa fazer o movimento giratório e apreciar o aroma do vinho.

A temperatura dos vinhos a serem servidos visa não alterar o sabor. Espumante natural e vinho doce de mesa devem ser servidos em temperaturas baixas, não inferior a 6 graus centígrados. Vinho de mesa branco deve ser servido em temperatura entre 8 e 12 graus centígrados. Palhete e verde tinto devem ser servidos em temperatura entre 12 e 16 graus centígrados. Vinho de mesa tinto deve ser servido em temperatura ambiente, desde que seja inferior a 20 graus centígrados.



Dentro de uma infinidade de bons queijos, o que conta é a categoria preferida, sendo mais apropriado incluir queijos de diferentes texturas e sabores. Os queijos são classificados conforme o tipo de leite, textura, grau de maturação e intensidade do sabor e textura, e devem ser conservados refrigerados até 1 hora antes de servir.

Tendo por base uma recepção para 12 pessoas, calculando 300 gramas de queijo por pessoa, o ideal é: - dois tipos de queijos suaves: mussarela, itálico, estepe, etc. - dois tipos de queijos médios: emmenthal, suíço, prato, etc. - dois tipos de queijos fortes: provolone, parmesão, gorgonzola, etc.

TIPOS DE QUEIJOS

QUEIJO FRESCO
: queijo de cabra, queijo-de-minas, cream cheese, ricota, cottage e mascarpone, são ideais para iniciar uma reunião acompanhado de vinho branco seco refrigerado. Vinhos Riesling, Moscatel e Malvasia.
  • CHÈVRE - Queijo francês e macio, é feito com leite de cabra. Com sabor e textura variados, é recomendado para saladas e pastas.
  • MINAS FRESCO BRASILEIRO - É servido com pão ou com doces; com goiabada, faz o Romeu e Julieta. Pode ser curado. O vinho ideal é o branco seco.
  • CREAM CHEESE - O mais famoso é produzido em Nova York, conhecido pelo seu uso na cheesecake. O vinho ideal é branco seco ou suave
  • RICOTA - É um queijo italiano fresco e leve, com pouca gordura. Usado em recheio de massas, tortas, doces e patês. O vinho ideal é o branco suave.
  • COTTAGE - Queijo americano, feito com leite desnatado, de baixas calorias. Perfeito para sanduíches e pastas. O vinho ideal é branco seco
  • CATUPIRY - Requeijão brasileiro Catupiry, mais firme, é famoso por seu uso em pratos salgados.
  • MASCARPONE - Queijo italiano e cremoso, usado em pratos salgados e doces, como o tiramisù. O vinho ideal é branco seco
  • TILSIT - Se enquadra na categoria de primeira qualidade e é considerado um dos melhores queijos. Contém em sua massa sementes de erva-doce ou kümmel, possuindo um sabor especial. É ótimo para patês e aperitivos. O vinho ideal é o branco jovem.
QUEIJOS MACIOS: Brie e Camembert, combinam com vinhos brancos estruturados: - Chardonnay envelhecido em barrica de madeira - vinhos tintos leves, pouco tânicos, como os do Vale do Ródano, os conhecidos Côtes du Rhône ou Beaujolais. - vinhos tintos marcantes como Cabernet Sauvignon e Carmenère - vinhos brancos secos e encorpados como o Semillion Blanc ou Frascati. - vinho espumante seco, das uvas chardonnay e pinot noir, combinam com queijo Brie e Cammembert.
  • BRIE - Cremoso, nobre e de origem francesa. Bom para ser servido com uva Itália, torradas e em risotos. O vinho ideal é o branco seco ou tinto leve.
  • CAMEMBERT - Queijo francês, tem uma casca com mofo comestível. É cremoso e levemente amargo. Pode ser servido como sobremesa, acompanhando frutas, como pêras, uvas ou então como aperitivo. O vinho ideal é o branco seco ou tinto leve.
  • PRATO - Afirmam que é uma invenção brasileira de Minas Gerais. Muito utilizado em sanduíches, como aperitivo e em várias receitas, tem esse nome devido ao seu formato achatado. O vinho ideal é o branco seco.
  • MUSSARELA DE BÚFALA - Queijo italiano, fresco, na salmoura ou no soro, pode ser servido puro ou em saladas. O vinho ideal é o branco seco ou tinto leve.
  • MUSSARELA - Muito utilizado na culinária italiana, a mussarela está sempre presente nas pizzas, sanduíches e massas. O vinho ideal é o tinto seco ou tinto leve.
  • REQUEIJÃO BRASILEIRO - É uma pasta cremosa para ser servido principalmente com pães e com doces. O vinho ideal é o branco seco.

QUEIJOS AZUIS: roquefort e gorgonzola, de sabor complexo e picante como o Roquefort, combinam com vinho branco licoroso, doce e forte, com alto teor alcoólico. - Sauternes, vinho francês de sobremesa com alta concentração de açúcar. - vinho tinto leve como o Valpolicella nobre, o Barbera ou Bardolino, ou Moscatel português. - vinho tinto marcante e encorpado como Merlot e Côtes-du-Rhône - vinho frutado ou levemente apimentado de sobremesa.
  • ROQUEFORT - Queijo duro ou semiduro, à base de leite de ovelha, tem origem na região de Roquefort, na França. Massa branca cremosa, porém firme com traços azuis ou verdes. Ótimo para molhos. O vinho ideal é o tinto encorpado.
  • GORGONZOLA - De origem italiana, é um queijo semiduro, com sabor picante, casca fina e dura. A característica do gorgonzola são as manchas azuis-esverdeadas - fungos - e odor forte. Muito usada em patês, servir como aperitivos, pastas, canapés e torradas. Também adicionada a alguns molhos para dar um sabor especial. O vinho ideal é o tinto leve ou tinto encorpado.
QUEIJO SEMIDURO: Emmenthal, Gruyère e o Queijo-de-minas curado e semicurado, combinam melhor com: - vinho tinto leve: Côtes du Rhône, um Pinot Noir ou Beaujolais, Gamay na versão brasileira. - vinho italiano mais leve, como o Barbera e o Dolcetto. - vinho branco seco como os Chardonnay estruturado que permanece em barricas de carvalho. Os queijos Gouda e o - vinho jovem e suave como Cabernet Franc - vinho mais frutado como Reisling e Saint-Emillion.
  • GOUDA - queijo holandês de consistência cremosa e com pequenos buracos. Muito usado como aperitivo. O vinho ideal é o tinto leve e vinho jovem
  • REINO - Queijo brasileiro, firme e redondo, do tipo Gouda, em formato de bola e casca vermelha. O vinho ideal é o tinto leve.
  • ESTEPE - Um queijo levemente amarelado e de formato grande, é um dos componentes da fondue. O vinho ideal é o branco leve.
  • SAINT PAULIN - Queijo francês, firme porém cremoso. Excelente em massas.
  • MINAS CURADO BRASILEIRO -É servido com pão ou com doces, e serve para o famoso pão queijo. O vinho ideal é o branco seco.
QUEIJO FUNDIDO: Existem vários tipos e sabores, dentre eles o Gruyére, mas todos tem consistência cremosa. Os queijos fundidos são muito utilizados em fondues, mas também acompanham bolachinhas e pães. O vinho ideal é o tinto encorpado.
  • GRUYÈRE - É um queijo suíço de grandes dimensões, que pode ser fundido ou não. Acompanha vários pratos, gratinados, sopas, mas o principal é o fondue. Também é um ótimo aperitivo. O vinho ideal é o branco demi sec, branco seco e tinto leve.
  • EMMENTAL - Queijo suíço, semiduro firme e muito saboroso, o Emmental é muito utilizado na preparação de fondues, mas pode ser servido puro. O vinho ideal é o branco demi sec, branco seco e tinto leve.
  • CACCIOCAVALO - De origem italiana possui esse nome, pois se formato se assemelha a um casco de cavalo. Versátil, acompanha várias receitas e é muito saboroso para servir como aperitivo. O vinho ideal é o tinto seco.

QUEIJOS DUROS: Parmesão ou Parmiggiano, Provolone, Pecorino, Cheddar, são reservados para a sequência final, por terem sabor demasiadamente marcante, que acabam ofuscando os demais.
O Provolone e o Taleggio combinam com vinhos tintos, robustos e jovens como Valpolicella, Chianti Classico, tinto da Toscana, ou um outro tinto de médio corpo.
O Parmesão combina com vinhos robustos e mais encorpados como o Cabernet Sauvignon, o Barolo e o Zinfandel.
O Pecorino é mais apreciado com vinhos de médio corpo, como um Malbec argentino, que produz um interessante contraste com esse queijo.
O Parmiggiano Reggiano ou Grana Padano, pedem tintos potentes como um Cabernet Sauvignon Reserva chileno, um Amarone della Valpolicella ou um Zinfandel californiano encorpado.

  • PARMIGIANO REGGIANO - Do tipo duro, com sabor forte e picante, é um queijo de longa duração e possui cor amarelo-forte. É muito utilizado nas massas e risotos, polvilhado e também como aperitivo. O vinho ideal é o tinto encorpado.
  • GRANA PADANO - O parmesão italiano de excelente qualidade, também usado ralado em massas ou no carpaccio. O vinho ideal é o tinto encorpado
  • PROVOLONE - Queijo italiano de consistência firme e sabor picante, de leite de búfala ou de vaca, é forte e perfumado. É muito solicitado na hora do aperitivo, à milanesa ou em sanduíches. O vinho ideal é o tinto encorpado.
  • PECORINO - É um parmesão italiano produzido com leite de ovelha. É consistente, com sabor forte, mas que derrete na boca. Usados também em massas e molhos, o vinho ideal é o tinto encorpado.
  • CHEDDAR - De criação inglesa, cor alaranjada e textura firme, são ótimos para sanduíches e receitas de fondues. O vinho ideal é o tinto leve.
  • EDAM E PRIMA DONNA - Os queijos holandeses, como Edam e o Prima Donna, têm sabor mais pronunciado e pedem vinhos potentes, como os Shiraz. Também com Rioja Reserva, Cabernet Sauvignon proveniente do Chile ou mesmo o Tannat uruguaio. Também existem outros tipos queijos: Asiago e Feta.


terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Vinhos



Um vinho é bem apreciado através da visão, olfato e paladar. A visão permite distinguir a cor, o brilho e a fluidez. O vinho deve ser observado de preferência à luz do dia sobre um fundo branco, pois as nuances de vinhos são variadas. Antigamente acreditava-se que quanto mais escuro, melhor era o vinho tinto. No entanto, uma cor muito carregada pode ser indício de mosto ou de castas mais tintureiras. Por isso, a cor não dá garantia de um bom vinho.

Em geral, vinhos que passam por barricas novas de madeira podem ter maior coloração porque a madeira ajuda a fixar a cor. Para sentir o teor alcoólico, ponha um pouco de vinho no copo e gire um pouco. Quando mais o vinho escorrega pelas paredes do copo, indica maior teor alcoólico. À medida que os vinhos tintos envelhecem, criam um depósito de partículas sólidas que podem provocar uma sensação desagradável na boca.




Alguns vinhos tintos podem precisar de decantação. Deve-se verter o vinho lentamente para um decanter, sem deixar que a garrafa sofra qualquer abalo, para que os resíduos não se misturem. Pode-se ainda usar uma coadeira. A decantação não serve apenas para separar o vinho do depósito, na verdade, o seu contato com o ar tem um efeito extraordinário pois, após tantos anos fechado numa garrafa, o vinho liberta os seus aromas e melhora as suas qualidades.

Alguns vinhos jovens também beneficiam se forem decantados. Vinhos de 10 a 20 anos de idade, devem ser decantados de 1 a 2 horas antes da refeição. Vinhos com mais de 20 anos de idade podem ser decantados na hora da refeição, evitando assim uma oxidação exagerada.

Um dos fatores mais importantes na apreciação de um vinho é a temperatura, só assim, o olfato e o paladar poderão identificar corretamente as suas características. O corpo, as castas, o teor alcoólico e a concentração de um vinho são muito mais do que simples arte, são também compostos químicos que, com a temperatura, têm reações diferentes, tanto na conservação como no paladar. A temperatura resulta na forma como a evaporação é feita, como são libertos os vários aromas, como o nosso palato reage ao néctar e, por conseguinte, como apreciamos um vinho.

Apesar de alguns enófilos garantirem que o vinho tinto deve ser bebido à temperatura ambiente, a temperatura ideal para os vinhos deve ser entre os 16º e os 18ºC. Os aromas e o bouquet de um vinho permanecem exaltados a 18ºC, diminuem a 12ºc e quase se neutralizam abaixo dos 8ºc. Em termos de sabor, temperaturas muito baixas, inferiores a 6ºc ou 8ºc, adormecem o paladar.

O frio aumenta a percepção da sensação amarga, da acidez, dos aromas perfumados e da vivacidade do sabor; as temperaturas mais elevadas acentuam a intensidade dos aromas, o impacto do doce e do álcool, e reduzem a delicadeza e elegância dos aromas. Os vinhos quando aquecidos ou expostos a altas temperaturas perdem as suas qualidades.
Cada vinho tem reações diferentes a temperaturas. No entanto pode-se ter uma ideia da temperatura ideal para consumo.

Você pode experimentar os vinhos preferidos nas várias temperaturas para comprovar a variação de sabor. O resfriamento deve ser gradual. Em restaurantes pode-se pedir um balde de gelo para manter a temperatura dos vinhos brancos que são servidos gelados, e também para abaixar a temperatura do vinho tinto.


  • Os vinhos tintos, macios e envelhecidos, grandes tintos como Bordeaux e tintos ricos em tanino, de pouco ou médio corpo devem estar de 18° a 16°C.
  • Os tintos de pouco ou médio corpo, incluindo o vinho verde, de 16° a 14°C.
  • Os vinhos brancos encorpados e os tintos novos e leves, entre 14° a 12ºC.
  • Os vinhos rosados, entre 12° a 10°C.
  • Os vinhos brancos suaves e alguns brancos secos, espumantes rosé, entre 10° a 8°C.
  • Os Espumantes e vinhos brancos novos, de 8ºc a 6ºC Nenhum vinho deve ser servido com temperatura abaixo de 6°C.



O ideal para conservar o vinho em casa é ter uma cave de temperatura controlada. No entanto, se não tiver espaço para uma destas caves, escolha um local em casa com pouca luz, onde exista umidade e a temperatura não varie muito, de preferência virado a nascente. As garrafas devem estar deitadas para que o vinho entre em contato com a rolha, evitando a passagem de oxigênio. Além dos vinhos brancos e tintos, os espumantes devem estar deitados. Vinhos que não evoluem dentro da garrafa podem ser guardadas de pé.

A variação de temperatura agride o vinho. Quanto mais fresco manter o vinho, mais lentamente evoluirá, já que o calor acelera a sua maturação. A luz também é uma fonte de calor. Locais úmidos são melhores, pois se a atmosfera estiver seca, as rolhas podem secar. Porém se permanecem em locais muito úmidos pode deteriorar o rótulo. Guarde preferencialmente os vinhos brancos nas prateleiras de baixo pois a temperatura também é mais baixa. Os tintos tintos, mais resistentes, são colocados nas prateleiras de cima. Os vinhos também podem ser conservados sobre tijolos úmidos, que você poder regar e manter úmido.




Abrir um vinho é um prazer e uma arte que pode enaltecer suas qualidades ou pode destruí-lo. Antes de abrir uma garrafa de vinho deve-se retirar a porção da cápsula em contato com a abertura da garrafa e limpar o gargalo com um tecido, pois na maioria dos vinhos de boa qualidade a cápsula é feita de chumbo que é tóxico. A cápsula, deve ser cortada abaixo do ressalto maior do gargalo, próximo à abertura da garrafa.

Tipos de Copos


Em qualquer evento que se queira primar pela qualidade e pela boa hospitalidade, deve-se estar atento aos tipos de copos apropriados a cada bebida servida, pois também interfere no sabor.

 






ÁGUA: Os copos de água são facilmente identificáveis porque são sempre maiores. Como a água não tem sabor ou buquê que possa ser alterado, pode permanecer mais tempo em copos grandes, com ou sem pedras de gelo.



 








SUCOS DE FRUTAS sejam naturais ou industrializados, pedem copos ligeiramente menores do que aqueles utilizados para refrigerantes. Esse formato é ideal para a bebida fresca e mais concentrada, servindo pouca quantidade e com reposição mais frequente. 

  









REFRIGERANTES
exigem copos maiores por serem consumidos em grande quantidade e rapidamente, em geral com muito gelo.    








 
 
 
 



LONG DRINK
como o próprio nome indica, esses drinks pedem copos altos. O motivo é a grande quantidade de gelo que normalmente o acompanha.



    





WHISKY E
CAIPIRINHA: O modelo clássico para servir essas bebidas é o copo mais baixo. Apesar do teor alcoólico elevado, são drinks servidos com gelo. Assim o copo não precisa ser alto, mas deve ser suficientemente largo para acomodar as pedras de gelo e ter fundo grosso para impedir que a bebida esquente. 



  






BATIDA são bebidas servidas prontas, geladas e em pequenas doses, por isso pedem um modelo de copo menor e largo.  







 







FROUZEN pede uma taça alta e pequena, já que leva gelo e sorvete em sua composição.







 





 VINHO BRANCO OU ROSÈ consumido sempre gelado, o vinho branco ganha taças menores, para a bebida não esquentar. É recomendável segurar a taça pela haste para evitar o contato do calor das mãos com a bebida, o que altera o sabor.

VINHO TINTO
é geralmente servido em taças maiores e mais bojudas do que as de vinho branco, por não ser consumido gelado. O mais correto é segurar a taça pela haste. Mas, no caso do vinho tinto, não se considera um erro segurar na própria taça.  

 

 





CONHAQUE
é servido no copo tipo baloon. Sua boca estreita não permite que a bebida perca o perfume e o pé curto deixa o calor das mãos perto do líquido. 
  

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
CHAMPAGNE E VINHOS ESPUMANTES exigem taça alta e fina, batizada de flûte ou taça flauta. Esse formato mantém por mais tempo a efervescência da bebida.









DRY MARTINI p
ede uma taça triangular e pequena pois a bebida não pode ser ingerida em grandes doses. 
  
 
 
 
 
 
 
 
 

 
 
 

VINHO PORTO OU XEREZ são bebidas concentradas que exigem cálices pequenos para conservar o sabor.

LICOR servido após as refeições, devido à sua ação digestiva, pede um copo pequeno que contenha apenas alguns goles da bebida, que é sempre bem doce. 
 
 
 
 
  








COFFEE MUG
perfeito para servir café com creme.  
 
 
 
 
 
 

 



VODCA E CACHAÇA: como a vodca é servida em pequenas doses e supergelada, pede um copo pequeno, fino e com base grossa. Isso evita que o calor das mãos esquente o líquido. Em territórios latinos e tropicais em geral, a cachaça ou aguardente também é consumida neste modelo. 







 

 



CHOPE E CERVEJA devem ser servidos em canecas apropriadas ou copo tipo tulipa, com ou sem a base curta para evitar que a bebida esquente.