domingo, 20 de fevereiro de 2011

PNL Inteligência



Todas as pessoas possuem 6 tipos de inteligência:

1. Inteligência matemática: desenvolvimento raciocínio matemático

2. Inteligência musical: desenvolvimento capacidade composição
3. Inteligência espacial: desenvolvimento faculdades artísticas
4. Inteligência corporal: desenvolvimento físico perfeito

5. Inteligência intrapessoal: Comunicação de si para consigo mesmo

6. Inteligência interpessoal: comunicação de si para com os outros


A inteligência interpessoal é aquela que vai determinar o seu relacionamento com os outros, onde você pode demonstrar seu poder pessoal. O poder pessoal é aquele que independe do seu poder posicional, como um general de exercito, por exemplo. O desenvolvimento do poder pessoal estará fundamentado no desenvolvimento do poder lingüístico, ou seja, na capacidade de se comunicar influenciando as pessoas, na capacidade de gerar ação.


É certo que quando você faz algo sempre igual sempre terá resultados iguais. Portanto, fazendo algo diferente é certo que você vai ter resultados diferentes. Pode-se verificar pela trajetória de vida de uma pessoa: se ela, por exemplo, foi despedida do emprego por 2 vezes fatalmente ela será despedida pela 3a, 4ª e assim por diante. Somente mudando o comportamento, sentimento e pensamento se torna possível alterar esta trajetória. Tudo o que a pessoa emite retorna a ela da mesma forma.
Todo ato humano inclui buscar prazer e evitar dor. Para se reconhecer esses tipos basta observar a fala da pessoa:
  • quem evita sofrimento exclui coisas: Por que você trabalha? - Por que não quero ficar em casa, não quero ficar sem dinheiro, não suporto trabalhos domésticos.
  • quem busca prazer inclui coisas: Por que você trabalha? - Por que tenho a oportunidade de conhecer pessoas: posso comprar mais coisas, posso ter conforto, etc...
Observando as palavras das pessoas você sabe o tipo de linguagem que vai usar para ela. A PNL pressupõe usar a linguagem adequada para que você possa exercer o poder de comunicação eficaz com as pessoas. Na comunicação as palavras tem 7% de importância; a tonalidade da voz, o modo de falar 38% e a fisiologia que acompanha a comunicação tem 55% de importância. Portanto, é muito importante que você observe o seu interlocutor e ao mesmo tempo observe se você está utilizando todo o seu potencial de comunicação. Num diálogo entre duas pessoas não importa o que você diz mas, como você diz e como você comunica isso fisicamente.

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails

Seguidores

Postagens populares