segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Jantar Franco-americana



O jantar servido à moda franco-americana é um estilo utilizado para recepções com muitos convidados. Semi-formal, os convidados são acomodados nas mesas e, em um aparador central ou em lugares estratégicos, estarão dispostos pratos, talheres e guardanapos e os Réchauds – onde encontram-se os pratos quentes. Pode-se ainda guarnecer um aparador em separado com saladas e pratos frios.




Sua praticidade permite servir rapidamente um maior número de pessoas; o inconveniente é que as pessoas são obrigadas a transitar com o prato nas mãos, podendo ocorrer acidentes. É conhecido como Self service onde os convidados se auto-servem e retornam às suas mesas. Além de agilizar o serviço, o valor do jantar é mais reduzido quanto se opta por esse tipo de serviço.




O início do serviço é feito por garçons, servindo bebidas diversas e canapés, que também retiram os talheres, pratos e copos já utilizados. Ou pode-se optar por buffet tipo degustação, em que mini-porções são distribuidas em ilhas espalhadas pelo salão.

O buffet degustação é composto por canapés, patês, salgadinhos e outros, o que facilita a degustação sem a necessidade de se sentar, além da opção de curtir mais a festa. Quando todos os convidados já estiverem servidos, pode-se guarnecer os aparadores e dar início ao jantar.





Para os eventos informais, a sugestão é a montagem de lounges e algumas mesas com formatação mais casual, utilizando apenas as taças específicas de acordo com as bebidas a serem servidas e pratos de apoio com porta-guardanapos. Receber com "finger food" (comer com os dedos) é ideal para festas dançantes e encontros em que não é possível que todos os convidados se sentem à mesa.

O segredo de uma recepção como essa é apostar em um cardápio variado e caprichar na arrumação do aparador central. Além disso, incentiva a mobilidade dos convidados, dispensando as mesas, que são substituídas por lounges. Os cardápios são personalizados e o serviço é modernizado, com itens servidos volantes em mini cumbucas e panelinhas, de diversos materiais e cores, como porcelana branca, vidro e prata. As porções costumam ser servidas de forma que os convidados possam comer de pé, não sendo necessário o uso de facas.





Um evento formal exige serviço volante de garçons, ou seja, aqueles que transitam pelo salão e servem nas mesas. Há ainda a alternativa de dispor de um bar fixo onde os convidados podem solicitar a bebida de sua preferência, drinks e coquetéis. Champagne, vinho e cerveja, além de água e refrigerante são acompanhamentos ideais. A utilização de bartenders servem também como animação em festas de 15 anos, formaturas, casamentos, exposições, feiras etc.




As sobremesas, o café e os licores devem ocupar um aparador. Os bombons podem ser colocados no aparador ou servidos pelos garçons. Preferencialmente, quando se opta pela mesa de docinhos, bolos e bombons, estas devem ser guarnecidas após o jantar.





É gentil e sofisticado oferecer uma pequena lembrança aos convidados, após o jantar ou à saída dos convidados. É uma forma de agradecer a presença, e quando os anfitriões estão impossilitados fazê-lo pessoalmente, pode ser realizado por um recepcionista.



Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails

Seguidores

Postagens populares