terça-feira, 16 de novembro de 2010

Jantar à Inglesa




Sobriedade, elegância e requinte são características próprias dos ingleses; e o tipo de serviço à inglesa prevê exatamente isso. É o serviço indicado para um jantar ou almoço formal, típico daqueles usados em restaurantes. Os convidados são acomodados nas mesas com mise-en-place completo - arrumação da mesa - de acordo com o cardápio.

À esquerda do convidado, ao lado do prato, ficam os garfos e o pratinho com pão. À direita ficam as facas e as colheres, que devem ser dispostos na ordem de uso, ficando mais distantes do prato os que serão usados em primeiro lugar.

Os talheres de sobremesa podem ser colocados transversais acima do prato ou podem vir quando for servida a sobremesa. O guardanapo, dobrado verticalmente, fica à esquerda dos garfos. O copo de água é colocado acima da ponta da faca e o copo de vinho à direita.






O tamanho da mesa determina o número de convidados. Em geral, calcula-se 75 cm de largura por pessoa, e o lugar de honra é sempre à direita dos anfitriões. É elegante não colocar casais sentados lado a lado e a hierarquia deve ser seguida na disposição dos lugares.

As pessoas de maior hierarquia e os mais idosos ocupam os lugares perto dos anfitriões e os mais jovens ocupam as posições mais distantes. Uma forma de evitar constrangimentos ao dispor os convidados é utilizar o Placement, um cartão com o nome do convidado disposto à frente do prato determinando o lugar a ser ocupado à mesa.

Todo o serviço deve ser feito pelos garçons e copeiros que devem estar instruidos do gênero de serviço, evitando que o anfitrião se ausente da mesa. Importante ainda é a postura e a apresentação do serviçal.

A decoração é uma grande aliada para um bom resultado final, podendo-se usar flores e frutas na ornamentação. O toque de classe, além dos arranjos das mesas, deve-se às toalhas, que devem ser de tecidos nobres e guardanapos do mesmo tecido.

O menu da refeição deve levar em consideração principalmente o gosto dos convidados, como também o motivo do evento. A época também influencia na escolha do menu: pratos e sobremesas mais leves para o verão e mais substanciais no inverno. As iguarias nunca devem ser de difícil manuseio, com ossos, espinhos ou alimentos duros, que também é uma falta de cortesia com o convidado.






Bebidas: As bebidas devem circular desde a chegada dos primeiros convidados, preferencialmente em uma sala separada da mesa de jantar onde todos poderão iniciar um clima de descontração.

Durante o jantar, serve-se primeiro a água, depois os vinhos de acordo com os pratos. A água é a primeira e a última bebida a ser servida. Embora existam normas para servir vinhos, o importante é gosto de cada um.

Logicamente os vinhos brancos secos ou semi secos são apreciados com paladar dos peixes e crustáceos; e os vinhos tintos acentuam melhor o paladar das carnes, aves e massas. Os vinhos doces e o champanhe são mais apropriados para a sobremesa e os brindes, quando houver. O Champanhe pode ser servido durante todo o jantar, desde que seja Brut.

Serve-se primeiro a mulher que está à direita do dono da casa ou anfitrião e depois à da esquerda. Somente após servir todas as mulheres é que os homens são servidos. Primeiro o que está à direita da anfitriã ou dona da casa, por último, o anfitrião. Em almoços e jantares protocolares o serviço segue a ordem de precedência, sem distinção para as senhoras.






Brinde: O brinde dá início ao jantar. Em situações formais, na hora do brinde, basta erguer o copo um pouco acima depois que a pessoa que comanda o brinde, terminar de falar algumas palavras sobre o momento.

Em reuniões íntimas, vale encostar levemente o copo no das pessoas, preferencialmente aquelas que estiverem mais perto, não sendo necessário debruçar sobre a mesa para brindar com os convidados distantes.

Dizer "tintim" faz parte do brinde! É importante lembrar que, em qualquer situação, só se começa a beber depois de feito o brinde. Uma vez feito o brinde é obrigatório que a pessoa prove um pouco da bebida, não sendo elegante colocar o copo sobre a mesa sem beber.




Serviço à inglesa direto

É o tipo de serviço comumente usado nos restaurantes. Os alimentos compõem a decoração em uma travessa e o garçom serve pela esquerda do convidado usando o alicate - garfo e colher - distribuindo os alimentos harmoniosamente sobre o prato. Os alimentos e pratos adicionais são oferecidos pela esquerda do convidado; as bebidas são oferecidas pela direita, assim como para retirar os pratos.



Serviço à inglesa indireto ou Au Guéridon

A refeição é servida com auxílio de um carrinho ou mesinha - guéridon - ao lado da mesa. Um garçom flamba os pratos antes de serví-los, contando com ajuda de outro garçom ou commins para auxiliá-lo. E por ser um empratado, ou seja, montado fora da mesa, o garçom serve pela direita do convidado assim como para servir a bebida e retirar os pratos.





Sobremesa: Ao servir a sobremesa, os doces terão precedência sobre as frutas. O café pode ser servido na sala de estar, seguido de bombons e licor ou outra bebida digestiva, o que dá um certo glamour e também anuncia sutilmente, o final do jantar...




Um comentário:

Diego Lopes disse...

Ei, muito interessante o texto. Gostaria de aproveitar o espaço para recomendar nosso material para controle financeiro pessoal grátis e apresentar nosso SPA em Guarapari, onde é disponibilizado um tratamento para emagrecer e muitos empresários também tem ido relaxar :-)
Obrigado!

Related Posts with Thumbnails

Seguidores

Postagens populares