quarta-feira, 10 de maio de 2017

Festa de Batizado



O batismo é um importante rito de passagem para os cristãos: trata-se de um marco, um compromisso firmado diante da comunidade e que merece ser celebrado. Mesmo quem não segue nenhuma linha religiosa, essa é uma ótima oportunidade para comemorar com alegria a chegada do bebê na família.

E tem jeito melhor de comemorar do que reunir as pessoas que a gente gosta? De modo geral uma festa de batizado costuma ser mais íntima, um momento em que a família e amigos mais próximos se reúnem para marcar a história da criança que acaba de nascer. 





É de praxe começar a programar o evento com pelo menos 40 dias de antecedência, para que se tenha tempo hábil para confeccionar os convites, confirmar a presença dos convidados e organizar a festa. A data muitas vezes é estipulada pelas igrejas, que marcam várias cerimônias para o mesmo dia.

Os padrinhos devem ser os primeiros a serem convidados e que devem confirmar se aceitam a escolha. Geralmente escolhe-se os padrinhos entre as pessoas que tenham uma ligação mais estreita com a família, tal como tios, primos ou amigos mais próximos.

Os demais convidados devem ser informados do evento no máximo 20 dias antes da cerimônia, o que pode ser feito através do convite tradicional ou através de um telefonema ou email. Muitos pais preferem o convite tradicional, que devem estar em harmonia com as cores de decoração da festa.

Preferencialmente são os pais que fazem o convite, mas também pode-se contratar um serviço de entrega, que se encarregará também da confirmação de presença. É importante saber o número de convidados que estarão presentes, para se possa providenciar a quantidade suficiente de comida e bebida. 





A roupinha do bebê deve seguir a tradição de tons claros, com grande destaque para o branco. Era comum no passado o uso do mandrião, que era confeccionado especialmente para a ocasião. Atualmente não há essa tradição, mas sempre deve-se dar preferência a uma roupinha branca.

Batizado sempre pede uma decoração com cores suaves, podendo ser complementada com flores, balões, anjos de gesso e até bichinhos de pelúcia. É de praxe servir um bolo decorado e docinhos. Ao final da cerimônia é de bom tom oferecer uma lembrancinha para os convidados com um cartão de agradecimento pela presença.





Geralmente os batizados acontecem de manhã, sendo uma boa pedida receber os convidados em casa com um café da manhã constando de café, chá, leite, pães, frios, queijos, biscoitos, cupcakes, sucos e frutas. Se optar por um brunch, sirva saladinhas individuais, canapés, tortinhas, sucos e bebidas.

Caso não tenha em casa uma mesa com cadeiras que acomode todos os convidados, dê preferência para um cardápio que as pessoas possam se servir e comer em pé. Porém, se for um almoço, é conveniente ter cadeiras suficientes e pelo menos aparadores para que as pessoas possam descansar os copos.




Quem estiver disposto a gastar um pouco mais pode optar por um restaurante ou salão de festas que tenha um buffet. Além de dar menos trabalho e menos preocupações, os pais podem dar atenção aos convidados e curtir o batizado junto com os convidados.

Um detalhe fundamental é o registro do batismo em foto e vídeo. Portanto é essencial escolher uma equipe competente, que não perca nenhum detalhe desse momento inesquecível. Profissionais experientes estão acostumados com os ângulos e momentos que devem constar do álbum.


Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails

Seguidores

Postagens populares