sábado, 8 de junho de 2019

Jantar romântico




Não precisa de motivo ou ocasião para demonstrar carinho para quem você ama, mas o Dia dos Namorados é uma ocasião especial. Opções não faltam: um presentinho durante um passeio a dois, um bilhetinho apaixonado deixado na porta da geladeira, mas surpreender seu amor com um jantar romântico pode tornar um momento inesquecível. Afinal, nada une mais um casal que um momento a dois regado a um bom vinho, um cardápio delicioso e uma trilha sonora adequada ao fundo. 

Então, para que o jantar seja realmente incrível, é indispensável criar um ambiente agradável. A ocasião pede um clima mais intimista e acolhedor, por isso capriche nos detalhes da decoração. O ideal é usar a criatividade e não fazer nada muito extravagante. Esqueça arranjos grandes para a mesa. Pequenos objetos tornam a decoração surpreendente e a ocasião ainda mais especial. 

Use soluções simples, como uma taça com uma flor ou algumas flores soltas pela mesa. Não se prenda a rosas vermelhas; aposte em outras espécies para fugir do clichê e surpreender. Tenha sutileza ao arrumar a mesa. Coloque os objetos que serão a base do serviço numa posição precisa e igual para ambos. Um laço de fita prendendo os talheres ou um guardanapo pintado com dois corações, são toques românticos que podem ser complementados com uma mensagem especial para seu amor.

Saia do tradicional e acrescente sementes de romã na água antes de congelar. Você terá cubinhos de gelo encantadores que trarão cor e sabor às bebidas do jantar.  Mesmo que não se pretenda consumir vinhos, taças são essenciais para um brinde simbólico. E, não esqueça as velas. Além de deixar a decoração mais romântica, não há nada como para manter o amor aquecido. Elas não precisam ser colocadas apenas no centro da mesa, podendo ser distribuí-las pela sala ou até trazer um charme a mais dentro de lanternas coloridas.  




A aromatização é um ponto importante. Incensos ou velas com cheirinho ficam na memória olfativa. Uma playlist especial pode ser definitiva na hora de criar o clima romântico. Selecione as músicas que vocês gostam, porém não esqueça que músicas instrumentais são melhores para criar um clima intimista. A mesa deve ser no tamanho ideal para dois, nunca muito grande, para não perder o clima de aconchego e romantismo. 

Para dar um ar mais descontraído ao jantar, vale adotar a mesa de centro na sala e fazer um jantar bem descontraído entre almofadas. Aposte em pequenos detalhes, como almofadas vermelhas, com frases românticas ou divertidas. Outra ideia é criar um piquenique na varanda. Coloque almofadas sobre um tapete ou tecido grande. Um certo desfiado dará um ar rebelde ao jantar. Personalize a mesa de jantar com porta-retratos com fotos do casal.

Ao planejar um cardápio, é preciso atentar-se às proporções da receita, de modo a satisfazer o casal, sem exagerar na quantidade de comida. Portanto, faça um planejamento. O que vai servir? Uma boa opção é uma massa, tal como um prato de fettuccine com atum salteado ou um bom filet. Nesse caso, é o molho da massa que irá definir o vinho. De uma maneira geral, os molhos à base de tomate combinam com o vinho rosé. Os molhos com carne são acompanhados pelo vinho vermelho e aqueles feitos com creme combinam com o vinho branco. 

Não esqueça de observar as restrições alimentares de seu parceiro ou parceira, assim como as preferências. Esqueça pratos exóticos; aposte na simplicidade e no sabor. Opte por uma entrada, um prato principal e sobremesa. É claro que não podem faltar petiscos. Pães com patês diversos são simples de fazer e podem até ser comprados prontos. Queijos variados, azeitonas e castanhas podem completar o menu. 




As temperaturas estão baixas e você pode optar pelo fondue? De queijo, carne ou doce, todas as opções combinam com algum tipo de vinho específico. Reconhecer a diferença entre um vinho leve, médio e encorpado é fundamental para harmonizar qualquer jantar. O creme de queijos, que em geral é preparado com gruyères e emmental, é tipicamente servido com batatas rústicas e vinhos brancos. Escolha rótulos com boa acidez para potencializar o sabor da comida, por exemplo, um Hedone Gran Reserva Chardonnay. Caso prefira tinto, compre vinhos mais leves, que não possua tantos taninos. Pinot Noir e Merlot são boas opções. 

Comidas mais gordurosas requerem rótulos mais encorpados e com níveis elevados de taninos para “limpar o paladar”. Leve esta dica na hora de escolher o vinho para fondue de carne. Filé mignon, por exemplo, harmoniza bem com tintos de corpo médio ou brancos frutados. Experimente com um Cabernet Sauvignon ou Bordeaux. Se preferir peixe, camarão ou frutos do mar, os camarões previamente empanados e mergulhados no queijo, são mais compatíveis com vinhos brancos amadeirados. Chardonnay é refrescante e agrega sabor ao paladar. Para o fondue de frango, a carne deverá ser previamente cozida.

Conhecido também como Hot Pot pelos norte-americanos, a versão chinesa da fondue mistura legumes com carne bovina, suína, de frango e frutos do mar. Ao contrário dos demais, seus ingredientes são cozidos em caldo quente e não submersos em óleo. A harmonização perfeita pede vinho branco ou tintos leves com boa acidez ou opções mais aromáticas, como um Las Perdices Viognier.




Quando se trata do frio, logo nos lembramos do chocolate e do vinho! Uma combinação gastronômica muito recorrente, mas que nem sempre é feita de forma a desfrutar todo seu potencial. Afinal, dependendo da guloseima, a mistura entre o açúcar e a gordura vegetal pode atrapalhar. Prefira vinhos tintos mais leves e frutados. 

A uva do Pinot Noir é ideal para fondue de chocolate ao leite, pois apresenta na boca maior frescor e delicadeza. Já o chocolate amargo pode ser harmonizado com o vinho Syrah, que possui uma uva mais picante. Ambos os chocolates, no entanto, ficam fantásticos com espumante e champagne. Se servir um fondue doce, não é necessário uma sobremesa. 

Nem só de vinhos vive um jantar romântico. Para os fãs de cervejas, saiba que é perfeitamente possível harmonizar a bebida fermentada com queijos. Basta ter à disposição pelo menos 3 tipos: um queijo adocicado, outro mais salgado e um com fungos. Se estiver buscando por uma bebida mais forte, a tequila pode ser a aposta certa para seu jantar. 

Antes de fechar o cardápio, atente-se ao tipo de tequila escolhida: as mais comuns são Silver, Anejo e Reposado, e cada uma pede um acompanhamento diferente. Porém o mais importante de tudo isso, é tornar o jantar um momento inesquecível. Por isso, não queira discutir a relação em pleno jantar. Também convém evitar conversas sobre problemas no trabalho, doenças ou compromissos. Haverá momentos em outros dias para falar de suas aflições...



Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails

Seguidores

Postagens populares