terça-feira, 26 de março de 2013

Festa temática cigana


As celebrações ciganas são belíssimas, repletas de danças, música, alegria e encantamento. Quem já teve a oportunidade de presenciar uma das legítimas celebrações ciganas sabe da beleza dos bailados, da força da música cigana e da ancestralidade de suas tradições que provocam uma emoção única. Uma festa para o povo cigano é uma celebração à vida, à alegria e a junção de todos os bons sentimentos com as boas coisas da vida. Por isso uma Festa temática Cigana oferece a oportunidade de conhecer o que há de mais admirável na cultura cigana, bem como de enaltecê-la. 

O tema permite criar convites bem criativos, sejam com símbolos ciganos impressos, como também em formato de pequenos baús de papelão, barril de madeira, caldeirão de cobre e outros formatos em miniatura contendo o convite. A mensagem no convite deve indicar o tema, bem como incentivar os convidados a usarem roupas ciganas. Também pode-se manter um stand junto à porta de entrada da festa para os convidados escolherem algum ornamento, como flores para o cabelo, colares, lenços, xales e outros, caso não venham vestidos a caráter. 

As grandes festas ciganas geralmente acontecem nas noites de Lua Cheia, quando o povo cigano canta e dança para celebrar a alegria de viver e a natureza que o rodeia, que é sua mais bela e generosa anfitriã. Para os ciganos o mais importante é interagir com a Mãe Natureza, respeitando seus ciclos naturais e sua força geradora e provedora.

As festas com o tema cigano são melhores quando realizadas ao ar livre e em lugares onde possa ter muitos elementos naturais como árvores, plantas e flores, além de local para uma fogueira, fogão de lenha, uma carroça enfeitada com flores tecidos e outros elementos decorativos. Quando realizadas em salões de festas a ambientação pode ser criada com rodas de carroças, tachos de cobre, lampiões, cestos de vime, leques, lenços, fitas, toalhas, cortinas e xales coloridos e estampados. As malhas de lycra tensionadas permitem criar um autêntico cenário cigano, seja em ambientes internos ou externos, como também servem para isolar ambientes. 


A cultura cigana sempre se manteve fiel às suas tradições e também envolve mistérios, principalmente quanto às suas magias que despertam a imaginação das pessoas. Para criar um clima esotérico, use tendas com tapetes, almofadas, cortinas de contas e uma mesa com bola de cristal, runas e baralho cigano.  

Outras práticas dos ciganos podem ser incorporadas à festa através de objetos que representem a Quiromancia - leitura do destino pelas linhas das mãos, a Cafeomancia - leitura do destino pela borra do café e elementos da Astrologia Cigana, tal como a representação dos signos. O misticismo e a religiosidade fazem parte de todos os hábitos da vida cigana e muitos objetos são usados como amuletos para atrair sorte, proteção e riqueza, mas também nos rituais para despertar a evolução interior.

Na ornamentação pode-se usar objetos com formato do sol, lua, estrelas, trevo de quatro folhas, ferradura, chaves, taças com água ou com vinho, moedas, medalhas, cristais, espelhos, velas, vidros de perfumes, bonecas ciganas, violino e pandeiro.  Para animar a festa,
contrate bailarinos ciganos e dê preferência à música flamenca, à rumba e ritmos gitanos.


A primavera tem sentido de fertilidade, por isso uma festa cigana tem muitas flores e frutas que tem grande significado para os ciganos, podendo ornamentar os aparadores, jarros nas mesas e na entrada da festa. Esculturas feitas em frutas e legumes dão um certo charme à mesa de sobremesa, podendo incluir além das frutas, nozes, pistache, amêndoas, damascos, docinhos, espetinhos e tortinhas de frutas.

Para os ciganos o ato de cozinhar é muito especial, porque através da comida acredita-se que se pode encantar outras pessoas usando ingredientes que tem um sentido próprio. Geralmente são servidos legumes, carnes e cozidos como o Charr Tsulhardo, a paella, ensopados, caldos e pães. A melhor opção para servir os convidados é o estilo franco-americana ou self-service a partir de um aparador central ou em lugares estratégicos onde estarão dispostos pratos, talheres e guardanapos, saladas e réchauds para pratos quentes. 



A bebida tradicional dos ciganos é o chá, a champagne, os vinhos e o tradicional punch com frutas. O chá cigano é servido quente sobre frutas frescas picadas e o vinho cigano pode ser servido tanto quente quanto frio, dependendo do clima.

O vinho quente é fervido com cravo e canela e depois acrescentado de frutas em pedaços. Ao vinho gelado acrescenta-se apenas laranja e folhas de hortelã. O Planter Punch Cigano é feito com suco de laranja e de maçã, rum, xarope de groselha e pedaços de maçã para enfeitar. Há outras receitas ciganas que podem ser incrementadas usando a imaginação.  

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails

Seguidores

Postagens populares