segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Natal, tradições portuguesas



Chega o Natal e, animadas com o espírito de confraternização, as pessoas pensam em presentes, enfeites, amigo oculto além das esperadas comidas especiais e tradicionais de Natal. O maior desafio para a ceia é agradar a todos os gostos. Quando reunimos muitas pessoas, cada uma com suas preferências, o cardápio deve ser pensado de forma a satisfazer a todos. Porém, mesmo com paladares diferentes, as comidas tradicionais não podem faltar, já que faz parte do ritual natalino ter uma mesa com perú, bacalhoada, rabanada, panetone e tudo mais.

Uma das comidas tradicionais do natal brasileiro é a Bacalhoada e a Rabanada, uma tradição da Consoada em Portugal celebrada no dia 24 de Dezembro de cada ano, o dia de véspera de Natal. Na tradição católica, os fiéis participam ao final da noite da Missa do Galo mas nos primeiros séculos, as vigílias que celebravam o nascimento de Jesus eram dias de jejum. Os fiéis reuniam-se nas igrejas, rezando e cantando toda a noite.

O jejum significava desprendimento e contemplação do fenômeno religioso. Com o passar dos séculos o jejum foi sendo abolido e substituído pela refeição que continou a ser chamada de Consoada, um termo que surgiu no século 17 quando consistia numa ligeira refeição de peixe. A Consoada só se generalizou quando as pessoas mais abastadas passaram a comer uma refeição após terem assistido à Missa da Vigília do Natal.

A Consoada atual é assinalada na grande maioria das casas portuguesas com a tradicional bacalhoada seguida dos doces que são diferentes de região para região do país. Algumas destas sobremesas são a aletria, as filhoses, as filhó, as rabanadas no norte do país, o arroz doce no sul do país, os sonhos, coscorões, as broas castelar ou as azevias, além do tradicional Bolo-Rei.

A rabanada surgiu do aproveitamento dos pães velhos que eram fatiados, molhados no vinho ou na calda de açúcar, passados nos ovos e fritos em seguida e polvilhadas com canela. Trazido para o Brasil pelos colonizadores portugueses, é chamada também de Fatia de Parida, isso porque as gestantes eram alimentadas com a rabanada para aumentar o leite materno.

Segundo a tradição, a mesa da Consoada não deve ser recolhida e a louça usada não deve ser lavada. Manda também a tradição que o restante da comida permaneça sobre a mesa durante toda a noite, isto em respeito aos mortos da família e para que o Menino Jesus venha comer durante a noite de natal.

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails

Seguidores

Postagens populares