quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Verrine e Trifle um modo elegante de servir



Verrine e Trifle, é um modo de servir com elegância. As Verrines têm origem na nova gastronomia européia. A idéia é transportar empratados salgados tipo cremosos, saladas e sobremesas, em copos ou bowls de vidro, afirmando a miniatura como proposta simples, divertida e de muito bom gosto.

Os copos devem ser pequenos e transparentes para que se possa apreciar as camadas. Também conhecido como bagatela, a idéia se difundiu incorporando ingredientes e técnicas de culturas distintas.

Uma mesma verrine pode conter até 5 elementos diferentes crus, moídos, mousses, molhos, aerados, ralados, duxelles, - salteado de cogumelos com ervas - mirepoix cru ou salteado e muito mais, utilizando o contraste de cores e usando alimentos que se complementam. As verrines salgadas podem ser servidas como entrada de um jantar. 
 




Muito comum em cozinhas de gourmands ingleses, o Trifle é uma sobremesa empratada usando creme, frutas, bolo, suco de fruta ou gelatina, chantilly e creme. Estes ingredientes são dispostos em camadas com fruta. Também pode-se usar bolos e algumas receitas permitem acrescentar licor ou rum. Para algo tão prático, o resultado é excepcional.

Os escoceses têm um prato semelhante, o Tipsy Laird, feito com Drambuie ou uísque. No sul dos Estados Unidos existe uma variante conhecida como bolo embriagado. Na Rússia, usa-se diversos pedaços de bolos diferentes embebidos com vinho, xarope doce ou suco de frutas. Na Itália é chamada de Zuppa inglese. 

 







Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails

Seguidores

Postagens populares