Receber os amigos em casa não é tão complicado e pode ser divertido e prazeroso, desde que se tenha atenção a pequenos detalhes de organização para não dar vexame. Não há nada pior do que um encontro que se torna desagradável por falta de dedicação de quem recebe.
Um bom anfitrião é aquele que sente prazer em receber as pessoas e sabe demonstrar isso. É dispensar atenção, tempo e espaço, para criar momentos de aconchego, agradáveis e inesquecíveis. É essencial preparar tudo com algumas horas de antecedência do horário marcado. Para isso é preciso ser previdente no tempo que será necessário para cozinhar com calma, arrumar o local onde as visitas serão recebidas e estar apropriadamente vestido para receber as pessoas.
Algo que constrange muito uma visita é chegar no horário marcado para uma reunião e encontrar o anfitrião enrolado na toalha, porque ainda não teve tempo de se vestir. Se não deu tempo para secar o cabelo faça um penteado rápido, mas jamais deixe convidados na sala enquanto ocupa seu tempo no toucador. Além de demonstrar decortesia, denota desorganização e imprevidência.
Arrumação da casa
O prazer de receber as pessoas em casa começa na preparação do encontro e sua casa deve demonstrar receptividade. Para isso, faça um belo arranjo de flores naturais para a sala e, se tiver objetos de decoração que tenham valor sentimental, guarde-os para não correrem o risco de quebrarem.
Dê uma nova função aos móveis, por exemplo, uma estante pode servir de aparador para copos, pratos e talheres, abridor de garrafas e saca-rolhas em inox que são elegantes. Nunca use objetos enferrujados que passam a impressão de falta de asseio e cuidado. Tenha sempre 20% de reserva de pratos, copos e talhares que julga ser necessário, pois as pessoas costumam trocar de copo. Se for preciso, alugue esses materiais.
E não esqueça que, além da limpeza, é necessário equipar o banheiro com toalhas limpas e papel higiênico de reserva. Dê preferência ao sabonete líquido, pois algumas pessoas não apreciam usar sabonetes que passaram por outras mãos. Um arranjo de flores no banheiro deixam o ambiente delicado e perfumado.
Quando se planeja tudo antes, sobra tranquilidade para curtir a ocasião sem ter que se levantar a toda hora. Uma das coisas que pode ser planejada com muita antecedência é a escolha das músicas. Em pequenos encontros, gaste algumas horas montando uma trilha sonora que agrade à maioria de seus amigos. E, mesmo que goste só de um tipo de música, guarde suas preferências para outro momento. Se preferir, contrate um DJ.
Comidas e bebidas
Creio que seja inútil observar que a quantidade de comida e bebida deve ser de acordo com o número de pessoas convidadas. Tenha em mente que o perfil dos convidados, a estação do ano e o horário irão influenciar na quantidade de comida e bebida. Reuniões realizadas durante o dia demandam maior consumo de alimentos do que à noite. Se um de seus amigos trouxer algo comestível, dê um jeito de incluí-lo em algum momento da refeição.
Escolha um cardápio adequado à estação do ano e evite oferecer muitas diversificações. Mais do que elaborações complicadas ou itens caros, o essencial é usar ingredientes de qualidade. Evite servir carnes com ossos ou espinhas e nunca se aventure experimentar misturas exóticas ou testar novas receitas que podem não dar certo. Se no grupo de amigos há vegetarianos, alérgicos e pessoas com restrições alimentares, não esqueça de preparar algo especial para essas pessoas.
Atualmente mudaram os conceitos e não é deselegante comprar comida pronta. Se não quiser cozinhar, encomende. É muito melhor receber com uma pizza do que desistir de uma reunião com amigos. O que faz a diferença é deixar que a visita perceba que está sendo benvinda e sentir-se confortável. Visitas não precisam ser recebidas apenas na sala; aliás sala de visita já está em extinção. Lugar de visitas é o local mais aconchegante e espaçoso da sua casa e onde as visitas estejam à vontade.
Na hora de escolher as bebidas, oriente-se pelas preferências de seus amigos. Geralmente nas épocas mais quentes as pessoas apreciam uma cervejinha gelada. No inverno sirva vinho, mas tenha a cerveja como uma segunda opção. Não esqueça de incluir água mineral e lembre-se das pessoas que não consomem bebidas alcoólicas, preparando para elas sucos e refrigerantes. Resista à ideia de servir diversos tipos de bebidas, pois é deselegante.
Alguns itens são muito úteis para poupar o seu tempo e dar um charme ao local. Um balde de gelo ou um cooler, além de dar um charme também é prático, porque evita que se tenha de pegar bebidas na geladeira. Ter os itens à mão também permite que os convidados possam se servir à vontade.
Prepare-se para os imprevistos
Imprevistos acontecem: pode faltar energia elétrica, o elevador enguiçar, a comida queimar etc. Mas não desespere, pois todo mundo sabe que o importante é saber improvisar. A comida queimou? Ligue para o delivery. Faltou energia? Tenha velas de reserva. O que der errado depois pode virar um caso engraçado e deixar aquele encontro memorável.
Pode acontecer de um convidado derramar vinho no sofá e a melhor forma é agir com naturalidade e contornar a situação dizendo que para tudo tem um jeito. Com bom humor é mais fácil lidar com as situações, principalmente quando se está junto de amigos. Nunca pense que tudo tem que ser perfeito, porque sempre há algo que não podemos prever.