domingo, 19 de setembro de 2010

Etiqueta ao telefone





Ter bons modos ao telefone pode fazer uma enorme diferença na carreira de uma pessoa e também nos seus relacionamentos. Alguns erros mais comuns podem deteriorar um contato, uma amizade ou um negócio.
  • Ao atender ao telefone, diga o seu nome e pergunte "em que posso ajudar?". Evite perguntar quem fala, e só faça essa pergunta se realmente não conseguir identificar quem está falando.
  • Se a pessoa se identificar usando o título de doutor, professor, etc, trate-o pelo título, nunca somente pelo nome.
  • Enquanto estiver falando ao telefone, não faça outras coisas como digitar, mexer com papéis etc. A pessoa do outro lado da linha, com certeza, vai perceber e pode achar que você não está lhe dando a devida atenção.
  • Não coma enquanto estiver ao telefone. Mesmo o som de uma simples bala, chiclete ou pastilha é percebido pelo interlocutor e pode ser interpretado como desleixo de sua parte.
  • Evite bocejar, tossir, espirrar, arrotar ou limpar o nariz, quando estiver ao telefone, preservando de ser considerado mal educado. Peça licença por um momento, afaste-se do aparelho por alguns instantes e quando retornar, agradeça por terem esperado. Não precisa explicar o motivo.
  • Se precisar deixar o aparelho por alguns instantes, coloque-o com cuidado sobre a mesa para não fazer barulho. Quando retornar, agradeça por terem esperado por você.
  • Durante uma reunião se tiver de atender um telefonema, peça licença aos demais, atenda e, ao desligar, desculpe-se pela interrupção. O ideal é não interromper reuniões para falar ao telefone e manter celular desligado ou no tom silencioso.
  • Se você recebeu uma ligação e precisa de algum tempo para dar uma resposta, ou não puder conversar naquele momento, comprometa-se a ligar, informando a que horas telefonará. E cumpra o que foi prometido.
  • No entanto, se você faz a ligação, e a outra pessoa precisa de um tempo para dar uma resposta, pergunte quando e a que hora você pode voltar a ligar. Mas se ela se comprometer a ligar mais tarde, não insista ligando novamente. Espere que a pessoa lhe dê o retorno, exceto se for uma resposta sobre negócios. Aguarde alguns dias, e volte a ligar.
  • Sempre que ligar ou atender o telefone, esqueça seus problemas pessoais. Sua voz deve soar calma e agradável, por mais que esteja sobrecarregado de trabalho.
  • Lembre-se: quem faz a ligação deve desligar primeiro. Esta regra só deve ser quebrada quando o outro estende demais a conversa e não percebe que está na hora de desligar, mesmo depois de você dizer que está muito ocupado ou que tem um compromisso urgente naquela hora. Uma saída educada é interromper a conversa dizendo "foi um prazer receber sua ligação, mas eu preciso desligar". Se mesmo assim a outra pessoa não desligar, você pode se despedir e desligar primeiro. 


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