quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

O que você quer: trabalho ou emprego?



Existe diferença entre um trabalho e um emprego? Sim, existe. Trabalho é uma atividade que se realiza para gerar um produto ou serviço, seja ou não remunerado. Já o emprego vai te dar um salário certo no final do mês, mas você pode enrolar o dia inteiro sem produzir nada. 

Tem muita gente procurando emprego, mas poucos estão disponíveis ou preparados para realmente para trabalhar e progredir. Quem não está disposto a estudar e trabalhar só querendo um emprego mixuruca, dificilmente se manterá em qualquer lugar e nunca irá progredir. 

E mesmo que você queira estudar e conquistar um diploma, para conseguir realizar um trabalho eficiente é preciso continuar estudando sempre. Isso quer dizer aprender coisas novas, fazer cursos, ler livros, pesquisar, aceitar novos desafios, não estagnar e ter perspectiva de futuro. Para crescer, além de estudar muito você tem que ser bom e dedicado no que faz. 

Enquanto você trabalha tem sempre alguém que está observando e analisando seu desempenho, se não for seu chefe será seu cliente. E lembre-se: todos são exigentes. Um chefe pode parecer chato e alguns são mesmo mal educados, mas ele precisa corrigir o que estiver errado. E se você for seu próprio patrão, dono do seu negócio próprio, você vai se deparar com a exigência de seus clientes. 



Trabalhar e comer pequi exige muita atenção e cuidado

No mundo do trabalho não tem como fugir das cobranças e exigências alheias, você tem que ser bom no que faz. Aliás o trabalho pode ser comparado com o modo de comer pequi; a polpa externa deve ser
retirada com muito cuidado. 

A analogia entre o pequi e trabalho significa que tudo o que você tratar de maneira displicente ou sem cuidado vai te causar problemas. Se você não conhece pequi, saiba que se morder sua boca vai ficar cheia de espinhos. E é difícil de sair...



2 comentários:

* Edméia * disse...

*Lúcia, interessante comparação

do pequi com o ato de trabalhar !!!

Lucia de Belo Horizonte / MG disse...

Olá Edmeia: Fico contente que tenha gostado. Obrigado pela força de sempre. Abraço, Lucia

Related Posts with Thumbnails

Seguidores

Postagens populares