quarta-feira, 14 de julho de 2010

Comunicação eficaz


A comunicação eficaz é um estudo muito amplo e gera grandes transformações em si e nos outros. Isso tem uma explicação extensa, já que a linguagem é a expressão dos nossos pensamentos. Por enquanto vamos tratar apenas de algumas palavras que tem um poder extraordinário para influenciar as pessoas.

  • Cuidado com a palavra NÃO: a frase que contém "não", para ser compreendida traz à mente o que está junto com ela. O "não" existe apenas na linguagem e não na experiência. Por exemplo, pense em "não"... nada vem nada à mente. Agora se eu lhe pedir: "não pense na cor vermelha", imediatamente você pensa na cor vermelha. Por isso é essencial ser afirmativo na expressão do que se quer e nunca citar o que  não quer. É importante especificar, por exemplo: Quero uma peça branca ... Isso vale também para o pensamento: pense apenas no que você quer.
  • Cuidado com a palavra MAS: essa é uma palavra que nega tudo que vem antes. Por exemplo, se alguém diz: "Pedro é um rapaz inteligente, esforçado, mas não tem um diploma...". Se substituir o mas por e tem outra conotação afirmativa: "Pedro é um rapaz inteligente, esforçado e pode continuar estudando...
  • Cuidado com a palavra TENTAR: quando se diz que está tentando, pressupõe a possibilidade de falha. Por exemplo, "vou tentar encontrar com você..." substitua por "Tenho grande chance de não ir."
  • Cuidado com as palavras DEVO, TENHO QUE ou PRECISO, que pressupõem que algo externo controla sua vida. Em vez delas, use QUERO, DECIDO, VOU.
  • Cuidado com NÃO POSSO ou NÃO CONSIGO, que dão a idéia de incapacidade pessoal. Use NÃO QUERO..., DECIDO NÃO..., ou NÃO PODIA..., NÃO CONSEGUIA..., que pressupõe uma afirmação de poder e vontade.
  • Fale dos problemas ou das descrições negativas de si mesmo utilizando o verbo no tempo passado. Isto libera o presente. Diga por exemplo, "eu tinha dificuldade de fazer isso..."
  • Fale das mudanças desejadas para o futuro utilizando o tempo presente do verbo. Por exemplo, ao invés de dizer "vou conseguir" substitua por "estou conseguindo"; 
  • Substitua SE por QUANDO. Por exemplo, ao invés de dizer: "se eu conseguir ganhar dinheiro vou viajar" substitua por "quando eu conseguir ganhar dinheiro vou viajar". Quando pressupõe que você já decidiu viajar e só falta o dinheiro.
  • Substitua ESPERO por SEI. Por exemplo, ao invés de dizer "eu espero aprender isso", substitua por "eu sei que eu vou aprender isso". Esperar suscita dúvidas e enfraquece a linguagem.
  • Substitua o CONDICIONAL pelo PRESENTE. Por exemplo, ao invés de dizer: "eu gostaria de agradecer a vocês", substitua por "eu agradeço a vocês". O verbo no presente fica mais concreto e mais forte.
Perguntas com uma orientação para o objetivo são:
  • O que você quer?
  • Qual é a situação atual que será modificada?
  • Que recursos você tem?
  • Como você se sentirá quando resolver o problema?
  • O mais importante: Por que você deseja isso?
O oposto de pensar no objetivo é pensar na situação a ser resolvida. Isso o concentra no que está errado. Muitas pessoas ficam perdidas num labirinto de problemas, buscando a história, custo, conseqüências ou quem é o culpado. Pensar no problema gera perguntas como:

  • O que está errado?
  • Qual o tamanho desse problema?
  • Há quanto tempo o problema está acontecendo?
  • Por que você não o resolveu ainda?
  • Por que você o tolera?
  • Qual é o pior exemplo desse problema?
  • De quem é a culpa?
Essas perguntas focalizam no passado ou no presente. Elas também fazem com que a pessoa fique completamente associada ao problema e se sinta mal com isso. Focalizar no problema, frequentemente induz a um estado sem recursos que o torna ainda mais difícil de lidar. Focalize no que você deseja e o universo irá conspirar para que você o consiga. Basta você acreditar!.. 
 

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails

Seguidores

Postagens populares