domingo, 20 de fevereiro de 2011

PNL Percepção e conversação



Numa situação de conversação devemos prestar atenção ao movimento dos olhos dos nossos interlocutores, assim é possível mapear seu sistema representacional e utilizarmos os verbos adequados a esse sistema.
  • Visual: você está vendo o que eu estou falando?
  • Auditivo: você está ouvindo o que eu estou dizendo?
  • Cinestésico: você está sentindo o que eu estou dizendo?
Exemplos:
  1. Se você levanta a mão para cima à direita, e a pessoa acompanha o movimento de sua mão, significa que você conseguiu abrir o canal visual da pessoa
  2. Se você levanta a mão para cima à esquerda, e a pessoa acompanha o movimento de sua mão, significa que você conseguiu abrir o canal auditivo da pessoa.
  3. Se você faz uma pergunta e a pessoa responde olhando para cima à esquerda, ela está reavivando a memória, ou seja, ela está dizendo a verdade.
  4. Se você pergunta algo que ela deveria ter na memória, e ela olha para cima à direita, significa que ela está criando aquela resposta naquele momento. Portanto, pode ser uma mentira.
Essas premissas só deixam de ser verdadeiras que seu interlocutor dominar a técnica de PNL e deliberadamente tentar enganá-lo.

Fisiologia

Se você prestar atenção ao movimento do corpo e à tonalidade de voz, você pode clonar esses movimentos, pois as pessoas se tornam mais receptivas à medida que suas posturas estão refletidas. Ao clonar (refletir) de maneira natural a linguagem não verbal das pessoas, podemos criar um senso de comunicabilidade que produzirá resultados.

Portanto é necessário ser observador, paciente e perspicaz.
Equipare a velocidade da voz – o impacto da voz:
  • Se a pessoa fala lento, seja lento ao falar.
  • Se a pessoa fala rápido, seja rápido para falar.
  • Se a pessoa cruza os braços, cruze também. Depois de uns 3 minutos troque de posição. Se a outra pessoa também trocar de posição significa que você entrou no mesmo “comprimento de onda”. Duas pessoas que conversam na mesma posição demonstram que houve entrosamento.
Comunicação é poder. Aqueles que dominam seu uso efetivo podem mudar sua própria experiência no mundo e as experiências do mundo sobre si mesmos. O poder está em controlar as informações que enviamos ao nosso cérebro e a chave do sucesso é agir.

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