quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Etiqueta é uma questão de atitude



Existem situações constrangedoras que popularmente chamamos de "saia justa". São ocasiões que você fica na dúvida: não sabe se ignora ou se deseja tornar-se invisível. E há pessoas que simplesmente não percebem que estão sendo inconvenientes. Etiqueta, boas maneiras, respeito, tudo é uma questão de atitude. Todo mundo pode ter, basta querer.

Não se deve visitar alguém sem avisar antes e perguntar se é possível receber você. Isso porque a pessoa pode ter
compromissos ou simplesmente estar indisposta. Visitas demandam atenção e logicamente você não gostaria de ser dispensado no portão. E é justamente o que se deve fazer quando alguém chega em sua casa sem avisar. Seja elegante, explique que não poderá receber visitas porque tem um compromisso e marque outro dia.

Você marca um almoço de negócios, as coisas caminham bem até que aparece aquele conhecido que nada tem a ver com
o negócio, senta-se à mesa sem ser convidado e não percebe que está atrapalhando a conversação. O que fazer? Seja objetivo: explique que está com outras pessoas por questões profissionais. Seja elegante: marque outro momento para estarem juntos quando poderão conversar mais animadamente.

Nunca se deve levar outras pessoas a tiracolo para uma recepção ou para um jantar na casa de amigos. O que fazer: pergunte antes se não há problema em levar um acompanhante. Se você é o anfitrião pode concordar se for possível, mas se a reunião tiver objetivos específicos para conversar sobre projetos comuns entre amigos, não se obrigue a compartilhar.


Etiqueta não é uma questão de frescura, ao contrário, é um facilitador das relações, tanto sociais quanto profissionais.
Elegante é quem sabe se portar adequadamente em qualquer situação. É quem respeita o espaço dos outros; uma questão de atitude.

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails

Seguidores

Postagens populares