terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Finger Food




Finger food é exatamente o que o nome sugere e vem do inglês "comer com as mãos". A expressão tornou-se conhecida quando a atriz inglesa Joan Collins começou a exigir aperitivos pequenos para comer com a ponta dos dedos, porque não queria borrar o batom. Simplificando a maneira de servir, porém com estilo, tornou-se uma ótima opção para todos os tipos de comemorações e os adeptos não acreditam ferir a etiqueta. É perfeito para festas dançantes e Coquetéis Party, sem mesas e cadeiras, apenas com aparadores para copos.

O segredo para uma recepção desse tipo é apostar em um cardápio variado e caprichar na decoração. O estilo Finger food nada mais é do que servir pequenas porções de comidinhas rápidas e fáceis de comer com a mão, ou em pequenos potinhos com garfinho ou colherinha. Potinhos, cumbuquinhas, copinhos e até mesmo no palito, além de ser prático, é elegante e muito diferente. Os cardápios devem ser simples, nada muito complicado como carne ou algo que precise de faca. O ideal é servir algo que não precisa ser cortado antes de comer.


Servir finger food em uma comemoração traz diversas vantagens para quem opta por este estilo. É uma opção bastante econômica, já que reduz gastos e dispensa a preocupação com a louça utilizada, que deveria ser lavada antes e depois do evento. Além disso, servir pequenas porções dá liberdade de experimentação aos convidados, já que pode-se oferecer, em uma mesma refeição, vários sabores.

As receitas de finger food podem ser servidas tanto quentes, quanto frias, dependendo da preparação escolhida. Vale lembrar que uma boa escolha dos utensílios utilizados como "suporte" desse alimento auxilia de diversas formas na decoração da festa, tornando-a bonita, colorida e principalmente criativa.

Algumas idéias são o camarão ao molho servido no copinho, o escondidinho servido em cumbuquinha, uma sopinha na caneca, salmão com alcaparras na colherinha, salada marroquina, e coisas desse gênero. Usando a imaginação é possível criar milhares de combinações, como os canudinhos recheados com patê, purê ou creme salgado. As receitas nesse estilo podem até mesmo incluir miniaturas de receitas sofisticadas. É uma opção para variar os canapés e, além de ser lindo de se ver, é ótimo para comer.






Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails

Seguidores

Postagens populares