quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Presentes de Amigo Oculto ou Secreto


Chega o final do ano e as comemorações tem seu lugar, e como sempre a tradição do velho amigo oculto. Colegas de trabalho, de escola, familiares juntam-se e resolvem fazer o sorteio do amigo oculto, também conhecido como amigo secreto, como uma forma de comemoração. Essa tradição é uma forma de nos dispensar de presentear várias pessoas, e no final todos ganham presentes.

Sempre temos aquela preocupação de agradar quem nos coube por sorteio, e por isso, mesmo que o valor estipulado seja pequeno, queremos descobrir um presente que agrade. Mas esqueça; acertar um presente de amigo secreto que cause encantamento é algo totalmente impossível. Aliás, o propósito do amigo secreto é apenas uma brincadeira.


O amigo oculto é uma oportunidade de confraternização e de harmonização das relações, que podem se fortalecer com a escolha de um presente adequado e que agrade, por isso é muito importante evitar presentes que possam causar constrangimentos.


Muitos torcem para não ser sorteado com o nome do chefe. Isso é totalmente desnecessário, pois quando o chefe topa participar dessa brincadeira, com certeza ele também estará limitado ao valor estipulado. Dar um presente de valor muito acima ou muito abaixo do que foi estipulado, causa constrangimentos de toda maneira. Por isso diz a etiqueta social, dar presentes é uma arte que independe de preço.


Se você tem intimidade com a pessoa que vai presentear, logicamente já conhece um pouco do que possa agradá-la. Mas o problema é quando você vai presentear alguém com quem não tenha muito ou quase nenhum convívio. A dica é apostar nos presentes impessoais. Quase todo mundo adora chocolates, e é sempre um presente elegante em qualquer ocasião. Uma bonita e pequena caixinha decorada, com poucos chocolates, mas de boa qualidade, agradará a quase todos, por exemplo, com Trufas de chocolate.

Um livro é sempre um presente bom, porém existem aqueles que não apreciam a leitura. Mas se a pessoa demonstra um interesse particular, por exemplo, sobre futebol, dê-lhe uma camisa do time. Estojo com canetas bonitas, um DVD do último filme em cartaz ou de um show, um CD com músicas inesquecíveis de todos os tempos são boas opções.

Todo mundo viaja e aprecia uma pequena necessaire com pequenos objetos de toucador que inclui objetos de manicure, pentes, pinças, tesourinhas e que agradam a homens e mulheres. Porém objetos muito pessoais devem ser oferecidos apenas a pessoas mais íntimas.

Existe também uma outra questão que depende mais de educação do que da etiqueta, é saber receber o presente com bom humor e jamais causar constrangimentos diante dos outros. Seja adulto, não faça bicos e birras. Mesmo que não goste do presente, agradeça e brinque como os demais. Ninguém é obrigado a descobrir seus desejos, e só você mesmo sabe o que mais lhe agrada. Aproveite seu 13º salário e compre algo que te deixe feliz. Quanto ao amigo secreto, nunca se esqueça que é apenas uma brincadeira.

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails

Seguidores

Postagens populares