quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Recursos em apresentações



Cada vez mais comuns nas salas de reunião das empresas, dos auditórios e das salas de aula, os projetores de slides têm obrigado muitas pessoas a produzirem apresentações em PowerPoint para acompanhar suas falas em reuniões, treinamentos, cursos, aulas, negociações e diversas outras situações. No entanto, poucas empresas investem em treinamentos para ajudarem seus funcionários a criarem boas apresentações em slides.

Poucos sabem que a apresentação é mero recurso ilustrativo que deve ser usado como apoio. O resultado é que muitas
vezes, em vez de ajudar, os recursos eletrônicos podem atrapalhar uma apresentação. Quem fará uma apresentação precisa cuidar da forma e do conteúdo. Funcional e autoexplicativo, o PowerPoint é um programa fácil de utilizar e cheio de recursos gráficos, com centenas de possibilidades de layout, ferramentas de formatação e cores, sons e animações. Justamente por essa fartura de opções é que residem os maiores perigos: o excesso de informação e formatação, pode confundir o público. Menos é mais.

Apresentação primeiro, PowerPoint em segundo lugar.
O objetivo do PowerPoint é complementar a fala, um recurso de apoio à apresentação que deve ter de forma simplificada os seus principais tópicos, gráficos e imagens ilustrativas. Quanto mais simples o slide, maior a retenção do conteúdo por parte do público. Talvez o maior erro dos apresentadores seja inserir uma grande quantidade de texto na tela e ler tudo em voz alta. Se fosse para ler, dispensável seria a presença do orador.

Mas o maior e mais frequente erro nas apresentações é a falta de uma estrutura coerente de slides. Aprender a
estruturar as ideias é uma conquista para toda vida. A sequência planejada, articulada e coesa do conteúdo apresentado, é que garantirá a retenção das ideias transmitidas. Além disso, bons slides devem estar harmonizados com a fala, em vez de estarem rivalizados com ela. Se os elementos visuais distraem a atenção do público, elimine-os.

O excesso de texto, por exemplo, pode gerar
ansiedade na plateia, que se divide entre ouvir o que está sendo dito e ler o que está escrito. Isso vale para gráficos, desenhos e fotos. Conteúdos textuais, elementos multimídia, tamanho e tipo de letra, diagramação, cores e animações; são muitos os elementos que devem ser considerados na hora de elaborar uma apresentação em PPT.

Antes de tudo, um apresentador deve ter em mente que os slides vão ser lidos pela plateia, por isso eles devem ser
legíveis e ficar expostos por tempo suficiente para que se consiga ler o que está escrito. Fontes de fácil leitura, como Ariel, Calibri e Verdana; tamanho da fonte 40 para o título e 28 para o texto, contraste de cores que facilite a leitura; tudo isso proporciona uma diagramação agradável.

A cada slide pense num outdoor, coloque apenas a mensagem de introdução do assunto que seja de fácil e rápida
assimilação. Use mensagens curtas de forma que possa ler lida no máximo em 10 segundos, assim não estará chamando mais atenção do que a sua apresentação. Poucas palavras e poucas linhas é o segredo para manter uma apresentação interessante.

Quando bem elaborado, o PowerPoint contribui bastante para uma boa apresentação. O primeiro slide deve conter o
título do assunto, o nome do apresentador. O próximo slide, o detalhamento da estrutura da apresentação, servindo apenas como contexto. Ao longo da apresentação, crie slides com espaço aberto para perguntas - possivelmente nas mudanças de tópico - isso encoraja a plateia a participar. O segredo de uma boa apresentação está no respeito ao seu planejamento e na harmonia entre forma e conteúdo.

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails

Seguidores

Postagens populares