terça-feira, 1 de março de 2011

Divulgação de eventos



O press-release ou release é o comunicado para a imprensa do seu evento. Para que seja publicado e torne seu evento uma notícia, é necessário muita atenção ao Lead. Tenha em mente que o Lead é o principal argumento da sua mensagem.

Quando se oferece à imprensa um tema jornalístico para uma publicação ou para futuras reportagens, é a
sua credibilidade que abrirá ou fechará caminhos para qualquer comunicação com a imprensa. A clareza, intenção e argumentos é o que possibilita a aceitação.
  • Dê um título curto, conciso, tentando englobar toda a ideia do conteúdo no título. Ela será notícia.
  • O Lead ou Lide é seu resumo (o que, quem, quando, onde) e deve aparecer logo nas primeiras linhas, numa linguagem atraente, se possível usando o mínimo de adjetivos.
  • Leia seu release como se fosse um leitor de um jornal. Será que seu argumento está sendo atrativo? E lembre-se, sua redação deve estar de acordo e adequada ao padrão do jornal ou revista, que logicamente acompanha o padrão de seus leitores.
  • Dê uma estrutura simples, clara, use frases curtas de efeito. O restante do texto ou corpo da notícia serve apenas para as informações acessórias.
  • Coloque e dê ênfase ao mais importante antes e complemente com o menos importante; um servindo de gancho para o outro numa mesma frase.
  • Tente colocar o maior número de informações com o menor número de palavras e um mínimo de adjetivos.
  • Tenha em mente que leitores de jornais não são obrigados a conhecer termos técnicos. Você pode citá-los se for imprescindível, mas acrescente uma breve explicação.
  • Enviar fotos, só se for de boa qualidade. Coloque no verso a data e origem da foto. A legenda acompanha o release.
O bom release é o que serve de pauta para os editores, por isso deve trazer informações confiáveis, precisas, de abrangência e interesse. Deve ser inédito, criativo e particularizado para cada veículo de comunicação. O jornalista que recebe o release é quem irá considerar se a mensagem é importante para o seu leitor. Tente mostrar que sua informação é importante, esse é o ponto básico.

Todo jornalista é grato pela colaboração ao seu trabalho básico que é o jornalismo, o de informar. Como instrumento de relações públicas, o uso inadequado do release, sem informação interessante, é motivo de rejeição pelo jornalista. Também o uso indiscriminado do release leva ao descrédito, o que pode gerar dificuldades para tratar com os meios de comunicação.

Nunca libere um release para um jornal sem ter absoluta certeza das informações e da credibilidade de
suas fontes. Confirme todos os dados, situações, datas e horários dos eventos. Mesmo que você tenha em mãos um " furo de reportagem ", nunca mão abra mão desse critério.

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails

Seguidores

Postagens populares