quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Dress Code ou Modo de vestir na profissão



Dress Code é um código usado para definir o que vestir durante um evento. Portanto, tratando de assuntos junto a outros profissionais o importante é vestir-se de modo a expressar seu profissionalismo. Reuniões são eventos formais que visam tratar principalmente de assuntos profissionais, exceto se sua profissão recomende um modo específico de vestir, como profissionais de saúde, militares e outros.

Existem algumas dicas que dependem muito da percepção. Se você terá uma reunião numa entrevista de emprego, dependerá do cargo a que está se candidatando. Se os níveis dos participantes da reunião e seu cargo exigirem, use o terno. Se a sua função é para um serviço burocrático, use o traje esporte: calça e camisa. Opte por roupas sóbrias, não usando e nem misturando cores vivas. O sapato deve combinar com o cinto, e nunca use meias claras com calças escuras e nem pulseiras, anéis, brincos ou colares e correntes.

Um terno preto ou azul-marinho, camisa branca, gravata de seda lisa ou listrada — sem estampas extravagantes — e sapatos sociais bem engraxados é um conjunto clássico que presta para todas as ocasiões. Principalmente, num primeiro encontro, a gravata é indispensável, mesmo que ninguém a use na empresa. É sinal de respeito com aquele ambiente. Assim, se ao chegar, perceber que as outras pessoas não estiverem usando, basta tirá-la. Se estiver sem gravata, quando todos a usam, se sentirá constrangido, por isso o terno é funcional. Se você estiver de terno preto em uma agência de publicidade, onde todo o mundo usa roupas mais descontraídas, é só tirar o paletó e a gravata, e pronto: você está enturmado.

O homem deve evitar calças muito curtas ou gravatas com comprimento inadequado - longa ou curta demais. A ponta da gravata deve cobrir a fivela do cinto, e as camisas não podem estar com os punhos esgarçados.
As combinações erradas também são horríveis. A meia deve ser da cor da calça ou do sapato. O sapato marrom deve ser utilizado com ternos claros, enquanto o preto combina com outros mais escuros. A gravata só pode ser numa cor berrante se a camisa for clara e o terno escuro. Por fim, as peças devem ter bom caimento, sem estarem justas ou folgadas demais. Não se recomenda o uso de cintos extravagantes e os paletós não precisam ser totalmente abotoados. O último botão pode ficar solto.

Para as mulheres, existem muitas possibilidades e o mais indicado é o traje esporte: Saia/blusa, terninho ou tailleurs. Para entrevistas, evite roupas decotadas, curtas ou justas demais. O ideal são as roupas sóbrias e discretas, evitando tecidos transparentes. O melhor é aderir ao código tradicional, que aconselha uma modesta discreção. Tanto no trabalho como numa recepção formal, um tailleur com tons discretos, sem brilhos excessivos e adereços extravagantes, com sapatos de salto médio e a bainha abaixo do joelho, é mais apropriado.

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