terça-feira, 2 de agosto de 2011

Etiqueta virtual


A tecnologia faz o mundo pequeno e as boas maneiras também devem estar presentes na internet e nas redes sociais. Por isso é importante notar que mesmo uma presença virtual implica numa educação real. Se suas postagens são públicas, não faça nada que não faria à vista dos outros, não publique fotos ou argumentações comprometedoras e evite qualquer tipo de informação pessoal que possa ser usada deliberadamente contra você.

Os assuntos privados como discussões entre amigos ou namorados devem estar reservados para ocasiões próprias. Não
existe nada pior do que discussões a frente de outras pessoas e além disso, terceiros que não conhecem toda a sua história podem intrometer-se ou julgar de forma errônea. Por isso, os recados que se publica no Facebook, orkut e outros deve merecer atenção especial.

Quando a intenção é resolver problemas, opte pela conversa olhos nos olhos e
esqueça as novas tecnologias. Também evite qualquer crítica e fofoca através da internet, pois dependendo de suas palavras, elas podem lhe causar uma grande dor de cabeça. Além disso existe legislação específica que pune aqueles que fazem mal uso da comunicação virtual e alguns usos indevidos podem infringir outras leis.

Fotografias pessoais devem ser friamente analisadas quanto à sua qualidade e propósito antes de serem postadas,
principalmente quando envolvem outras pessoas. Será que a outra pessoa gostaria de ter sua foto publicada? Pense nisso. Fotos impróprias e comprometedoras a princípio nem devem ser tiradas, quanto mais publicadas. E se tirá-las, guarde-as para si. E quando alguém colocar uma fotografia que seja sua, da qual não tem orgulho, remova a tag do seu perfil dessa foto.

O Facebook, orkut e outros são uma ótima forma de convidar amigos e de virtualmente conseguir ter milhares deles. Mas se quer
continuar a ter amigos desta forma, não envie convites para que seus amigos venham a se juntar a si no FarmVille ou nos Mob Wars, isto é spam e amigos não fazem spam. Se fizer uma postagem no mural de outra pessoa, evite que o assunto seja controverso, tenha cuidado com os erros ortográficos e use o bom senso para não construir uma imagem negativa de si.

Amizade tem um significado e, embora as redes sociais tenham a ideia de fazer amigos, a realidade é que pode sempre ignorar
os pedidos de amizade de quem não conhece. Isto não é má educação, é simplesmente a realidade. Da mesma forma, não faça pedidos de amizade a quem não conhece mas responda a todas as mensagens e, se preferir enviar uma mensagem mais pessoal, envie por email.

As regras de boa educação aplicam-se a tudo e em todo momento, faz parte da vida. Seja tão educado no mundo virtual quanto você realmente é no mundo real, principalmente no ambiente profissional. Ninguém precisa ser um especialista em sistemas para saber que segredos nunca devem ser compartilhados por emails, pois as técnicas de proteção difundidas nem sempre garantem privacidade, podendo tornar público o que você enviou ou recebeu.

Assuntos pessoais, dados confidenciais, comentários sobre colegas e tudo o que não deve ser de conhecimento público deve passar longe do seu correio eletrônico. Nunca esqueça de preencher o assunto, seja o mais conciso e objetivo que puder nas mensagens e não mande extensos emails demonstrando assim consideração pelo tempo dos outros.

Não envie correntes da felicidade ou malas diretas via e-mail. Nada é mais chato do que ligar o computador pela manhã e dar de cara com uma oração para uma santa desconhecida, com direito à ameaça de entrar numa maré de azar se quebrar a corrente. Outro email igualmente desagradável são aqueles que pedem doação para salvar alguém totalmente desconhecido dizendo ser uma pessoa com uma rara doença.

Tal qual os telefonemas, é elegante responder as mensagens recebidas e com rapidez mas tenha cuidado com o excesso de informalidade nas suas mensagens. Quando se está tratando de negócios os termos devem os mesmos de uma carta. Na linguagem da Internet, escrever em letra maiúscula, com exceção da primeira letra, é o mesmo que gritar. Jamais escreva um e-mail quando estiver com raiva de alguém; por escrito as coisa têm outro peso.


Um comentário:

Ben Lima disse...

GOSTARIA DE TER LIDO ANTES , GRATO!

Related Posts with Thumbnails

Seguidores

Postagens populares