quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Criação do Lanche



Desde a Idade Média até a época de Shakespeare, há referências a eventuais refeições extras, chamado de Almoço, Nuntion ou Nuncheon, uma espécie de lanche feita entre a principal refeição do dia e a Ceia. Aos camponeses eram oferecidos Nuntions de pão quando eles trabalhavam nos campos de colheita nos longos dias de verão, até que esperassem para a principal refeição do dia, que era adiada para mais tarde. Também era consumido pelas mulheres e crianças quando a refeição estivesse atrasada ou tivesse de ser servida mais tarde devido às atividades políticas de seus maridos.

Os jantares se tornaram mais comuns em 1700 devido ao desenvolvimento na cultura e na tecnologia, passando a ser servido no final do dia. As classes mais pobres comiam enquanto ainda havia luz do dia e iam dormir antes do anoitecer. Porém, o capitalismo, ao colonialismo e depois da revolução industrial, foram mudando a economia do mundo. As guerras e revoluções nos anos 1600 tinham sido parte de uma mudança no poder.

Os nobres foram perdendo o seu estatuto de poderes independentes; os reis e os governos centrais reservavam mais poder para si. Assim, à medida que surgiam novas categorias profissionais, de políticos, diplomatas e exércitos, ocorriam mudanças econômicas e muitas pessoas tinham mais muito dinheiro para gastar.

A nobreza e a aristocracia passou a ter mais horas de lazer, passando mais tempo nas cidades onde aconteciam as festas após o anoitecer. À medida que crescia o mercantilismo, comércio, artesanato e fabricação, crescia a classe média. Este crescimento também aconteceu nas cidades e o aumento dos salários levaram a aumentar a compra de mercadorias. As pessoas tendo mais dinheiro, havia mais iluminação com velas na cidade.

Com mais iluminação disponível e sem ter que levantar cedo, os teatros e óperas ficaram subitamente disponíveis em larga escala em cidades como Londres e Paris. A maioria das performances eram em salas fechadas, iluminadas por centenas ou milhares de velas e lamparinas, não apenas para a classe superior, mas também para as classes baixa e média. Com isso, muitas pessoas nas cidades começaram a ir dormir mais tarde e consequentemente, se levantar mais tarde pela manhã.

Em 1790 a classe alta se levantava entre 10 horas da manhã ao meio dia, quando tomavam o café da manhã. Eles faziam suas caminhadas matinais à tarde e se cumprimentavam dando Bom dia. Dessa forma, o almoço era servido entre 17 e 18 horas da tarde e a ceia entre 21 e 22 horas. Os ricos e elegantes iam dormir quase ao amanhecer e, com sua riqueza e posição social, eles iam alterando seus hábitos, roupas, empregados e suas mansões, diferenciando-se das classes média e baixa, que acordava cedo para trabalhar e dormia logo ao anoitecer.

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails

Seguidores

Postagens populares