quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

As mulheres inventaram o almoço



Em 1800 a hora da principal refeição - o jantar - já tinha sido transferida para as 18 ou 19 horas. Algumas pessoas da classe alta se levantavam cedo, por exemplo as crianças e às vezes suas mães. Isso significava uma longa espera entre o café da manhã e a principal refeição ao anoitecer, por isso, as mulheres estabeleceram o Nuntion, também chamado de almoço, como uma refeição regular e não como ocasional.

Era uma refeição leve, com sanduíches e bolos, realizada entre meio-dia e 13 horas. Quando o Príncipe de Gales criou o hábito de almoçar com as senhoras e crianças ao meio-dia, foi ridicularizado por seu apetite e chamado de efeminado. Homens de verdade não faziam essas refeições, pelo menos não até a era vitoriana.
A classe média continuava fazendo sua principal refeição ao meio-dia.

Os camponeses e classe baixa limitados pelo trabalho, também seguiam seu horário. No entanto, a partir de 1800, com o desenvolvimento das fábricas, bondes e trens, as pessoas começaram a trabalhar longe de casa, e o Nuntion era tudo o que podiam levar para o trabalho. A refeição principal, ainda chamado de jantar, era só à noite, depois do trabalho, quando poderiam chegar em casa para uma refeição completa. Assim eles faziam a principal refeição no mesmo horário que os nobres. Apenas aos domingos, aproveitavam para a refeição ao meio-dia.


Todas essas mudanças ocorreram primeiro em Londres e levou anos para afetar as classes em outros lugares. Quanto mais distante de Londres, maior era a diferença no horário das refeições. Na Escócia rural levaram anos para mudar os hábitos das refeições. Na França, os parisienses continuaram a fazer as refeições como no costume antigo. Isso causava muita confusão quando um francês ou britânico viajava ao outro país, até a era vitoriana.

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails

Seguidores

Postagens populares