quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Criação do Chá das 5



A iluminação a gás ou petróleo chegou a muitos lares em 1800. Se tornava mais fácil o jantar à noite para os ricos, que gastavam o dia trabalhando ou fazendo compras. Assim, cada vez mais, se tornou popular o jantar mais tarde. Se antes era servido até às 19 horas, se estendeu para 21 ou 22 horas. Mais uma vez, as mulheres criaram uma nova refeição, o chá às 17 hs, chamado o Chá das 5.

O Chá com biscoitos e bolos eram populares desde os anos 1700 com um refresco para atender os visitantes. No entanto, as senhoras começaram a tomar o chá com bolos e biscoitos às 17 horas, independentemente de visitantes. De início o chá tinha relativa privacidade, mas por volta de 1840, o chá da tarde já tinha sido estabelecido como uma refeição regular nos salões do Reino Unido.

As classes média e baixa rapidamente adotaram essa nova refeição, quando fosse possível, que passou a ocupar o lugar de uma refeição intermediária entre o Nuntion e o Jantar.
No Estados Unidos esse costume nunca foi adotado pelos imigrantes ingleses, onde persistia os antigos hábitos, criando muita confusão entre ingleses do Reino Unido e ingleses dos Estados Unidos, quando viajavam ao outro país. Muitos imigrantes ingleses que tinham ido para os Estados Unidos em 1776, ainda não tinham incorporado os novos hábitos do Reino Unido.

No Canadá, onde a imigração aconteceu mais tarde, houve uma assimilação muito maior dos costumes britânios.
Os norte-americanos também se deslocavam pouco para a cidade e participaram da Revolução Industrial mais tarde que os ingleses. Assim, nos EUA mantinha as antigas tradições, até nas altas classes de Boston: café da manhã às 9 horas; jantar às 14 horas e ceia às 20 horas.

O jantar das 14 horas exibiam talheres e alimentos exuberantes somente quando haviam convidados; entre os mais íntimos, era uma refeição simples e leve.
O Almoço, como uma refeição diária, só se desenvolveu nos EUA em 1900. Em 1945 ainda se referiam ao almoço do meio-dia como uma refeição apenas para mulheres, que só incluiam os homens, aos sábados e domingos.

O jantar servido logo ao anoitecer, era formal, o que prevalece até os nossos dias, sendo considerado a principal refeição do dia. A Ceia incluia apenas a família e amigos íntimos, com carnes frias que sobravam da refeição anterior.
Desde 1960 foram abandonadas as antigas tradições de formalidades; o almoço formal ou informal foi incorporado ao meio-dia, incluindo homens e mulheres. O jantar passou a ser servido sempre à noite e a Ceia, após as 22 horas, se tornou opcional.

A maioria das pessoas dependem de uma mistura de tradições e costumes ancestrais mais recentes decorrentes da vida moderna.
No nosso século atual, o almoço pode ser servido entre o meio-dia até às 18 horas, e a maioria nunca faz uma Ceia, exceto em festas tradicionais ou em celebrações. Como tantos rituais antigos que se extinguiram com as novas modas, as refeições se tornaram mais flexíveis. Dos tempos antigos, sobrevivem e talvez nunca mude, é o prazer da boa mesa compartilhada com afeto, entre família e amigos.

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails

Seguidores

Postagens populares