terça-feira, 5 de abril de 2011

Eventos Corporativos



Ao se adquirir um produto ou um serviço, não se busca apenas o objeto em si, mas a satisfação que ele proporciona. Compra-se na verdade, beleza, prazer, status, conforto, liberdade, saudade, enfim um conjunto de atributos e benefícios, que as pessoas dão valor e que proporcionam a satisfação de suas exigências e necessidades. Portanto, produtos e serviços dependem das reais expectativas do público-alvo que se quer atingir, e quando se descobre isso, por meio de pesquisas ou observação, é possível alavancar oportunidades jamais imaginadas.

Um produto pode ser representado por bem tangível ou um bem intangível como os serviços ou a união dos dois. Ao serem lançados no mercado, há esperança de que os produtos ou serviços tenham vida longa e proporcionem lucros crescentes, mas nem sempre isto é uma realidade. Torna-se necessário então, uma constante reprogramação e realocação de recursos com o objetivo de mantê-los.

É preciso levar em conta o ciclo de vida do produto ou serviço, que requer ainda uma estratégia de marketing apropriada. São os componentes do Mix de marketing que, se bem utilizados, garantem o sucesso de qualquer empreendimento. O evento é o quinto elemento do mix de marketing, que embora se encaixe parceladamente nos outros, se torna o mais importante.


Evento como estratégia de marketing

Há alguns anos, evento era sinônimo de festa e comemoração, hoje é o elemento importante de comunicação e alavanca de negócios. É um relacionamento focado em negócios. Sendo interno ou externo, hoje um evento tem objetivos e faz parte do composto de Marketing para garantir que as marcas tenham um resultado excelente junto ao consumidor. Com isso, as convenções de vendas e os lançamentos de produto viraram mega eventos.

As convenções que antes era algo básico, reunindo vendedores e representantes, nos últimos anos se tornaram eventos com temática e show. Se antes eram realizados em salões fechados, hoje são realizados em locais diferenciados. Já não se trata de reunião para diversão e comemoração de resultados; agora é um meio de relacionamento com o trade, são eventos de experiência com a marca e o objetivo é fazer do evento uma ação de mídia.


O lançamento de uma nova marca tem por objetivo reunir milhares de pessoas ao mesmo empo, entre imprensa, distribuidores, funcionários, políticos e fornecedores, através de um tema. Se antes eram mais frequentes entre montadoras de automóveis e indústrias farmacêuticas, hoje o modelo já é visto no setor de bebidas, alimentos, telefonia e serviços, e grande parte são convenções de vendas, treinamento motivacional da equipe e lançamento de produtos.

Os eventos corporativos se tornaram o motivo para ações de relacionamento, vendas e geração de mídia. Com importância no mix de Marketing, exige mais planejamento e cobrança por resultado em meio a milhares de ações que buscam conquistar o consumidor.
Existe uma maior demanda, e os principais eventos estão voltados 50% para o relacionamento externo. Outros 50% são destinados ao público interno e para divulgação de metas e estratégias da empresa.

Os eventos englobam festas privadas, congressos, stand em feiras, treinamentos, convenções, viagens de incentivo, confraternização de final de ano, patrocínio de eventos culturais e esportivos, shows e coletiva de imprensa. O estudo obtido pelo Mundo do Marketing mostra uma grande evolução nos três últimos anos e a maioria das empresas passou a ter um calendário. Por isso, elas tem mais tempo para planejar o seu evento, o que indica maiores cuidados na organização e estrutura de eventos.

Fortalecimento de marca e fidelização de clientes

As empresas perceberam que, além da publicidade, os eventos também são responsáveis por fortalecer a marca e fidelizar clientes, ou seja, o evento se tornou uma estratégia corporativa.
E para atender a essa demanda, as empresas de organização de eventos estão se tornando mais estruturadas. Com melhor especialização, tem o encargo de atender a um maior nível de exigência. Isso traz um melhor planejamento, explorando melhor o conceito da marca.

A estrutura centralizada melhora muito a criação de valor e a equipe de planejamento se envolve no projeto por quase 6 meses de antecedência. São eventos que passaram a ser uma experiência da marca com seus consumidores. Os eventos corporativos com foco em mídia cresceram muito nos últimos 3 anos. As marcas pretendem extrapolar as fronteiras do evento, porque tem abrangência de comunicação junto ao público e toda empresa quer é estar junto ao público.


Retorno de investimento

Rapidez, redução de custos e retorno sobre o investimento, fazem parte do novo momento do mercado de eventos corporativos. A tendência é que o tempo de planejamento seja curto. Se antes se fazia uma programação para um grande evento com até um ano de antecedência, hoje quando um produto é aprovado, a empresa tem uma semana para fazer um evento.

A experiência com a crise também mostrou aos profissionais que eles precisam ter um pouco mais de instrumentos para demonstrar os resultados de um evento. Cada vez mais, os eventos estão sendo cobrados por resultado. É necessário demonstrar impacto deles nas vendas, experimentação e geração de leads.
Trabalha-se mais na mensuração dos eventos que são estratégicos e já existe uma metodologia específica para isso. Não é um investimento só financeiro; é um retorno comparado aos objetivos versus os resultados que a empresa espera alcançar com os eventos.

Outra questão que tem um efeito é a sustentabilidade. Se antes isso nem era tão comentado pelas empresas, hoje as empresas estão mais atentas de forma a gerar menos impacto no ambiente. E nessa questão está incluido o aproveitamento e reciclagem do material utilizado no evento ou minimizar a produção de descartes, pois o oba-oba de festas das empresas, ficou para trás.


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