terça-feira, 12 de julho de 2011

Festa de aniversário infantil



Uma das datas mais esperadas pelas mães depois do nascimento do bebê, é o aniversário da criança. E esse momento especial deve ser alegre, divertido e principalmente bem elaborado, mesmo que não se queira organizar uma grande festa. O primeiro passo é determinar o tema da festa. Depois de escolhido o tema, ele estará presente no convite, na decoração do local, na mesa de doces, no bolo, nas lembrancinhas, no bolo etc.

Temas

Existem variados temas para meninas e meninos. Para as meninas: Jardim encantado e Casinha de Boneca lideram a
preferência, mas você também pode escolher entre Moranguinho Baby, Branca de Neve, Cinderela, Baby Disney, Princesas Disney, Pequena Sereia entre outros. Para os meninos, o tema mais solicitado é sem dúvida O circo, por ser alegre, colorido e segundo alguns superticiosos dá sorte para a criança. Existem ainda vários como: Batman, Homem Aranha, Hot Wheels, Cars (Carros), Barney, Ursinho Pooh, Chaves, Cocoricó, Fazendinha, Pica-pau ou outro de sua preferência.

Espaço
e número de convidados
O espaço disponível para a festa e o seu orçamento é que determinam o número de convidados. Fazer uma festa em casa é mais econômico, mas confrontar-se com inúmeras crianças em pouco espaço, é mais sensato alugar um espaço maior ou reduzir o número de convidados. Para o aniversário infantil podem ser convidadas apenas as crianças, que são deixadas pelos pais no local da festa. No entanto, apesar de monitores e recreadores, é uma responsabilidade assumida quanto à integridade das crianças. Se não houver a segurança necessária, é mais recomendável que estejam acompanhadas dos pais ou de um responsável determinado por eles.

Convite

O convite pode ser personalizado ou impresso apenas com o tema da festa. Os convites personalizados com a foto da
criança devem ser feitos com muita antecedência, pois é um serviço gráfico demorado. Pode também acrescentar outros detalhes, como por exemplo a temática do aniversário e atividades que estarão incluídas. Os convites impressos, apenas com o tema da festa, podem ser adquiridos a um preço mais razoável. Porém é importante que todos os convites sejam enviados com pelo menos 2 semanas de antecedência, com envelope.

O convite deve conter a data (dia/mês/ano),
horário de início e do fim da festa, além do endereço detalhado do local da festa. É importante solicitar confirmação de presença para que possa prever a quantidade de comida e bebida, por isso acrescente um número de telefone para confirmação e data limite para resposta.

Decoração
A decoração da festa pode ser alugada com um Kit decorativo que contém além do painél com o tema da festa, todos os
outros elementos para decorar a mesa de bolo, mesa de guloseimas, mesa dos convidados e salão. Um dos cuidados nas festas infantis é lembrar-se que as crianças são capazes de proezas inimagináveis. Por isso, todos os elementos da festa devem estar dispostos de modo a evitar acidentes. Para isso, é recomendado evitar fios elétricos expostos, paineis soltos e materiais cortantes etc.

Área de recreação
A área de recreação é essencial. Se houver espaço para brinquedos infantis, eles devem ter um monitor ou recreador
para organizar e cuidar das crianças. Se houver espaço apenas para brincadeiras, recreadores vestidos de palhaços e outros estilos podem criar brincadeiras divertidas, como mágicos, malabaristas, contadores de estórias, tatuagens provisórias, pinturas, músicas infantis etc. Alterne entre atividades mais energéticas e outras mais calmas, e tenha sempre um plano alternativo caso algo falhar ou não funcionar. Crianças gostam de festas para brincar.

As festas infantis podem ser incrementadas com arco de balões, retrospectiva em telão, enfeites para as mesas dos
convidados e outros. A criança aniversariante pode ter uma roupa ou uma fantasia com o tema da festa. As crianças convidadas também podem vestir fantasias que condizem com o tema. As fotos e filmagem devem ser preferencialmente feitas por um profissional qualificado, pois uma festa de aniversário é única. Os momentos a serem registrados devem ser previamente combinados.

Mesa do bolo

A mesa do bolo deve ter a decoração com os elementos da festa que pode estar presente apenas na toalha assim como em outros elementos sobre a mesa. O bolo decorado é o elemento mais importante da festa. Ao encomendar o bolo é necessário que se faça uma degustação para se certificar da qualidade do produto bem como do sabor escolhido. Nem sempre a apresentação de um álbum com bonitas fotos garantem um bolo bem feito e saudável. A vela do bolo com números são as mais tradicionais mas existem velas musicais e em outros formatos, como em 3D.

Os docinhos da festa podem decorar a mesa ou serem servidos à parte. A mesa de guloseimas tem sido um destaque, com diferentes tipos: balas, chocolates, pirulitos etc. Ela pode ser montada em uma mesa separada de modo que as crianças possam se servir desde o início da festa. E para que o clima da festa se torne alegre e convidativo, receba as crianças distribuindo máscaras de personagens, chapeuzinho de cartolina com o tema da festa e outros. Copos, pratos e talheres devem ser adequados para crianças, preferencialmente descartáveis.

Cardápio

O cardápio para uma festa infantil deve incluir alimentos apropriados às crianças, evitando alimentos muito gordurosos, frituras ou condimentos fortes. O ideal para as crianças são mini-pizza, pipoca, picolé, cachorro-quente, crepes, salgadinhos assados, docinhos, algodão doce, brigadeiro de copinho, suco de frutas, refrigerante e água mineral. Para os adultos é opcional a bebida alcoólica.

Lembrancinhas

As lembrancinhas com os tradicionais saquinhos de doces e guloseimas podem incluir foto da criança aniversariante.
Podem ser simples pacotinhos, caixinhas de MDF, caixinhas de EVA, saquinhos de celofane etc. As crianças gostam de receber um presente de despedida, que pode ser um livro para colorir, um brinquedo de pelúcia, um chocolate, um balão, um chapéu ou um apito. Na hora do adeus, com tanta brincadeira e festa, é certo que a criança aniversariante vai contar nos dedos, quanto falta para o aniversário do próximo ano que virá!



Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails

Seguidores

Postagens populares