segunda-feira, 18 de abril de 2011

Festa de 15 anos



Inesquecível para a adolescente; assim deve ser a festa de 15 anos que marca a passagem para uma nova fase de vida.
Apesar de que algumas garotas prefiram uma viagem ou um presente importante, o baile de debutante ainda é um sonho das meninas com seu dia de princesa. A festa de 15 anos vem adotando novos conceitos e decoração, incluindo atrativos ao gosto das aniversariantes modernas e tornando-se cada vez mais personalizado. Porém, independente do tema, o evento ainda conserva o requinte e delicadeza. O essencial é atender aos anseios da adolescente e de seus pais, utilizando de criatividade e sofisticação para garantir o sucesso do evento.

As festas mais tradicionais ainda usam o branco e prata para compor a decoração do ambiente, das
mesas e enfeites. As mais despojadas e modernas tem aderido aos tons fortes, colorindo o salão de cores marcantes como o vermelho, roxo, pink, laranja, verde limão ou azul forte. No entanto, modernas ou tradicionais, ainda é um sonho cor-de-rosa para algumas meninas.

A cada dia, as festas temáticas ganham espaço com decoração que encanta os convidados e tornam inesquecíveis pela
criatividade. Os temas mais escolhidos tem sido festas a fantasia, hawaiana, hollywoodianas, anos 60, cassinos, esportista ou circense. Importante é combinar os elementos tradicionais com os diferenciados. Peças em acrilico, neon e vidro podem ser trabalhados em conjunto com as flores e velas em formato originais. Sem perder a delicadeza é possível utilizar elementos lúdicos combinando a decoração, comida, bebida, trajes e música com o tema.



Um detalhe importante em qualquer festa é ter um local adequado ao número de convidados; que não seja muito grande para poucos convidados e nem muito pequeno para muitos convidados. Se o espaço for grande demais, a festa parece desanimada e os convidados se dispersam. Neste caso, o ambiente pode ser reduzido com divisórias. Se for pequeno demais, causa incômodo aos convidados. Outra dica é que, quanto menor for à área destinada para a pista de dança, mais ela vai dar a impressão de estar lotada, o que incentiva a galera a estar sempre presente nela, tornando a balada mais divertida.

Também quanto menos mesas e cadeiras, mais agitado se torna o evento, isto porque não permite que as pessoas
permaneçam sentadas todo o tempo. Os lounges agregam sofisticação, além de puffs, módulos e cubos estofados que proporcionam uma área de descanso e apoio para pratos e copos. É ideal reservar um espaço separado para os pais, avós e convidados adultos, com mesas e cadeiras. O que é legal para alguém de 15 anos, pode não ser para os adultos. Por isso a importância dessa divisão entre cada faixa de idade.


O painel para transmissão de vídeos, balões, banner com foto da aniversariante com espaço para mensagens e lembrancinhas não podem faltar na festa de 15 anos. Além da decoração do salão e do cardápio adequado à ocasião, é fundamental um som de boa qualidade, com uma boa seleção de musicas jovens e atuais. Os adolescentes dão muito valor às baladas, por isso a animação depende de bons DJs ou bandas. Contratar malabaristas, mímicos, bartenders, pirofagistas, mágicos, cabine de fotos instantãneas, dão um tom divertido.

O cardápio deve ser apropriado ao tema e à faixa etária, já que a maioria dos convidados serão jovens. E para servir, prefira o Finger Food (comer com as mãos), é prático e dispensa muitos vasilhames. Se houver pratos quentes, dê preferência às verrines que oferecem o conforto de comer de pé, sem exigir que se equilibre o prato nas mãos. As mesas de doces continuam tendo muito destaque nos bailes atuais. Sendo uma ótima opção para desenvolvimento do tema, as mesas ganham muitas cores nas festas modernas misturando diferentes elementos e diferentes tipos de guloseimas. O mesmo tema deve ser seguido nas lembrancinhas e nos convites da festa.





O convite deve despertar a curiosidade e conquistar o interesse dos convidados e detalhes importantes não devem ser
negligenciados, por exemplo, data e horário de início. O local, mesmo se for conhecido, deve conter o endereço. É importante especificar o traje e se houver a obrigatoriedade de um traje especifico, detalhar sobre o tema para que todos entrem no espírito da festa. Canecas, chinelos, Cds, necessaries e outros materiais personalizados podem ser enviados como convite. Depende mais da criatividade e da disponibilidade financeira.

As lembrancinhas podem ser distribuídas em diferentes fases da festa. Aquelas pulseirinhas do tipo camarote, estão em
alta e devem ser entregues na entrada. Durante a festa, vale também distribuir os já batidos colares, pulseiras de néon, óculos, cartolas, ou qualquer outro acessório que servem de animação. Na saída da festa, as tradicionais caixinhas ou enfeites com doces ou bombons, CDs, agendas, Ipods etc. Importante é inovar com bom senso e coerência.



Para um baile inesquecível para a adolescente, família e convidados, as preferências da debutante devem ser retratas
em elementos da festa, com uma linguagem atual e adequada à idade e estilo da adolescente. Porém, seja qual for o estilo da festa, algumas tradições dos aniversários de 15 anos precisam ser mantidas. A valsa dos 15 casais e da aniversariante com pai, não pode faltar, porém com um detalhe: foi-se o tempo em que as 15 meninas se vestiam igualzinhas e só a aniversariante vestia outra cor.

Os rapazes podem continuar usando o terno, mas cada menina deve
usar uma cor diferente, deixando o destaque ao vestido da aniversariante. Como a aniversariante é, nessa data, mais do que nunca a atração principal da festa, seu traje deve valorizar seu corpo e personalidade, de modo que atraia os olhares dos convidados e a faça sentir-se linda e especial, e assim aproveitar muito a sua festa. Com tantas opções encontradas e já que as meninas procuram vestir-se de forma única para se diferenciarem dos convidados, fatores como o estilo e tema da decoração, o porte físico da aniversariante e sua personalidade são indispensáveis durante a escolha do vestido ideal.

Em cerimônias mais tradicionais, as debutantes costumam trocar, pelo menos, duas vezes de vestido durante a festa. No
entanto, há meninas que trocam até três vezes de roupa.
  • O primeiro traje representa a pureza, e deve ser delicado e até mesmo simples; usado durante a recepção dos convidados.
  • O segundo, colocado à meia noite para a hora da valsa, representa a transformação da menina em mulher, e se mostra mais elegante. Para essa parte do baile, as meninas dão preferência aos vestidos princesas; com corpetes acinturados, saias rodadas e muito bordado, mas que devem ser discretos nos decotes.
  • Quando ocorre a terceira troca de roupa, após a valsa, a aniversariante se prepara para a comemoração da data com os amigos, vestindo roupas mais descontraídas e ousadas para aproveitar a pista de dança com bastante liberdade. No entanto, a troca de roupas não é obrigatória e tem aparecido com menos frequência nas festas atuais.
  • A tendência que prevalece no momento é a dos vestidos com saias removíveis, que descartam a necessidade de vários vestidos diferentes, mas permitem que a debutante apareça com dois modelos à parte e possa aproveitar ainda mais a comemoração. Esses vestidos aliam praticidade e bom gosto, já que sempre com corpetes bem elaborados, tem uma saia longa sobre uma saia curta. Ao retirar a saia longa, pode até parecer um outro vestido curto quando se inclui alguns acessórios.

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails

Seguidores

Minha lista de blogs

Postagens populares