domingo, 6 de fevereiro de 2011

Comissão de Formatura



A comissão de formatura deve ser composta por alunos que tenham iniciativa, tempo disponível, interessados em acompanhar todas as etapas da formatura, que saibam ouvir seus colegas e acima de tudo, que tenham compromisso. Estas são as principais características de uma perfeita comissão. Antes de estruturar uma comissão, é necessário definir a função que cada um irá exercer nos cargos a serem ocupados e marcar uma eleição dos integrantes que representarão os alunos.

A Comissão deve ser composta de:

  • Presidente, que toma decisões gerais, pesquisa valores, entra em contato com fornecedores, transmite as decisões para os formandos. Em suma, coordena todas as ações da comissão.
  • Vice Presidente, auxilia o Presidente e assume seu cargo em caso de vacância.
  • Tesoureiro, no mínimo dois. São eles que irão efetuar pagamentos, cobrar mensalidades, fazer o demonstrativo de gastos e ganhos, definir valores e prestar contas, e acompanhar o cronograma de pagamentos e arrecadação.
  • Secretário que terá a incumbência de registrar todas as reuniões em atas e articular as reuniões da comissão, assim como cuidar do arquivo de documentos e contratos.
  • 1º e 2º Diretor de Eventos, que são os integrantes que organizarão festas, eventos, rifas, etc a fim de arrecadar fundos.
É a comissão que irá tomar as decisões importantes em nome da turma, além de organizar tudo até o dia do evento. Por isso, é importante que seja composta por pessoas realmente interessadas em realizar esse evento de forma satisfatória. Mas não significa que sozinhos devam responsabilizar-se por tudo. A disponibilidade dos mesmos em trabalhar para o evento, deve contar com a colaboração das turmas.

Todas as decisões devem ser registradas em ata além de elaborar um estatuto. Após o estatuto elaborado, aprovado e
assinado por todos os formandos, este deverá ser levado a um cartório para ser registrado. Isto fará com que o estatuto tenha legalidade jurídica. No estatuto deverá constar a data da constituição, data do encerramento das atividades, nomes dos integrantes com seus respectivos cargos e funções, autorização para abertura da conta bancária assim como sua movimentação, autorização para representar a turma e penalidades aos associados que descumprirem qualquer uma das normas estabelecidas.

As assembléias gerais devem ser realizadas mensalmente para prestar informações sobre o desenvolvimento dos trabalhos, solicitar sugestões e dirimir dúvidas. As assembléias ordinárias são realizadas esporadicamente, somente entre os integrantes da comissão. As assembléias extraordinárias podem ser convocadas a qualquer momento para tratar de assuntos urgentes que dependam da participação e decisão de todos.

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails

Seguidores

Postagens populares